10 curiosidades sobre Curitiba que talvez você não saiba

– Curitiba é a segunda cidade do continente americano com maior número de descendentes de poloneses (a primeira é a norte-americana Chicago). Foi colonizada por imigrantes europeus, como portugueses, alemães, italianos, ucranianos e poloneses.

A canonização do Papa João Paulo II será celebrada em Curitiba, neste domingo (27), no bosque que leva o seu nome, no Centro Cívico. O local recebe obras de manutenção e benfeitorias.
Foto: Ricardo Almeida/SMCS

– Curitiba é a capital mais fria do Brasil. Entre os motivos estão a proximidade do oceano, altitude de 934 metros e pelo fato de estar na Região Sul do Brasil. A temperatura mais baixa já registrada por lá foi -6,3º Celsius, em 1 920. Mas é bom saber que o dia mais quente da história foi 07 de fevereiro de 2014, quando os termômetros marcaram 35,5ºC .

– Curitiba é a cidade mais verde do país e da América Latina, segundo o relatório Green City Index (Índice Verde de Cidades), realizado pela Siemens com a Economist Intelligence Unit. A pesquisa considera e pontua oito pontos de sustentabilidade em cada cidade. Das 17 cidades avaliadas na América Latina, a capital paranaense é a única com pontuação acima da média na avaliação geral, tendo como destaque a qualidade do ar, reuso de resíduos e mobilidade urbana.

– Curitiba é a cidade brasileira com o maior número de bibliotecas por 100 mil habitantes. São 184 unidades incluindo as 171 bibliotecas da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares e os 13 Faróis do Saber. O índice é de 9,93 bibliotecas para cada grupo de cem mil habitantes.

Símbolo de Curitiba, faróis do Saber estão presentes em várias regiões da cidade (Foto: Gabriel Rosa/SMCS)


– Curitiba tem o primeiro prédio giratório do mundo foi construído em Curitiba. Em 2004 foi inaugurado o prédio residencial Suite Vollard, localizado no Ecoville, com 11 apartamentos que movimentam 360º independente para cada um dos 11 andares.

– Curitiba tem o Jardim Botânico, cartão-postal da cidade. Você sabia que, visto de cima, o formato geométrico é semelhante com a bandeira de Curitiba?

– Curitiba tem restaurante panorâmico. Ele oferece uma vista panorâmica de 360ª da cidade. Terrazza 40 é o nome desta maravilha, fica localizado no 40º andar na Rua Padre Anchieta, 1287, Cobertura – Bigorrilho.

– Curitiba tem uma culinária típica. Sabe os pratos mais famosos e buscados por turistas na cidade? Barreado com sua carne cozidas por horas; o pinhão, uma paixão local vida das araucárias servido de várias maneiras; costelões; pão com bolinho e carne de onça, que é uma mistura de cebola, cebolinha, temperos e carne crua.

Carne de Onça é tradicional nos botecos de Curitiba. Foto: João Henrique Le Senechal/Divulgação Carne de Onça é tradicional nos botecos de Curitiba. Foto: João Henrique Le Senechal/Divulgação

– Curitiba tem a tradicional Rua XV de Novembro, mas você sabia que ela já foi conhecida como a Rua da Imperatriz? É que  em 1880 uma Imperatriz visitou o local. Hoje mais conhecida com Rua das Flores, foi a primeira rua exclusiva para pedestres no Brasil.

– Curitiba tem vocabulário próprio: bera é cerveja; vina é salsicha; alimentador é uma linha de ônibus; mandar alguém carpir o lote é pedir para te deixar em paz; Japona é uma jaqueta forrada própria para os dias frios; Migué é uma desculpa esfarrapada.

Fontes: Wikipédia, Prefeitura de Curitiba, Mega Curioso, Accor Hotéis, Exame, Veja Curitiba

Monalisa Beer

Olá, sou a Editora de conteúdo do Eu Amo Curitiba. Sou sensata e discreta.
Tenho em Dalton Trevisan minha inspiração em marketing pessoal.
Sou fã de carteirinha de rock e da banda Kiss.
Adoro os filmes do Zorro e alimento um paixão secreta pelo indefectível Julinho da Adelaide. Muito prazer, meu nome Monalisa Beer.