6 Curiosidades sobre Curitiba que todo mundo deveria saber

 Publicado no App Onde ir Curitiba por Marina Proença

 Respondemos as principais perguntas sobre Curitiba que todo turista ou morador deveria conhecer.

Você sabe mesmo tudo sobre a cidade em que vive ou quer saber mais sobre a cidade que irá visitar? Nós listamos os 6 por quês mais buscados da internet sobre a cidade de Curitiba para você acabar com a curiosidade e ficar expert quando o assunto for a capital do Paraná.

1- Por que Curitiba tem esse nome?

De origem Guarani, o nome “Curitiba” (kur yt yba) quer dizer “grande quantidade de pinheiros”. Mais especificamente, Ku’ri significa pinheiro, e tüba, que quer dizer muito. Mas, nem sempre foi assim. No dia 29 de março de 1693 a cidade recebeu sua primeira denominação, dada pelo capitão-povoador Matheus Martins Leme (que hoje recebe uma rua com seu nome). Ele a chamou de  “Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais”. Nessa época, a cidade ainda pertencia à província de São Paulo. Foi só em 1853 que a província do Paraná foi criada e a denominação de sua capital, “Curitiba”, foi escolhida no ano seguinte.

2- Por que chove tanto em Curitiba?

Em média, a cada 2,2 dias, um é chuvoso em Curitiba. Aqui, o céu chega a ser mais nublado até do que em cidades como Londres, NY e Praga. O principal motivo para tudo isso é um grande azar que nossos antepassados tiveram na hora de escolher onde ficaria a capital do estado. Isso porque o primeiro fator que contribui para o fato é a altitude da cidade. Curitiba está a 945 metros acima do nível do mar. Como se não bastasse, a cidade ainda fica entre a Serra do Mar e a Serra de São Luiz do Purunã, que atinge 1,2 mil metros de altitude em seus pontos mais altos. Assim, ela acaba retendo a umidade que é trazida pelo litoral, que não por acaso, também está bem próximo da cidade. Em resumo, a umidade vem do litoral e pela grande quantidade de montanhas ao redor, não consegue sair, ocasionando muita chuva, como estamos acostumados a ver.

3- Por que Curitiba é a capital mais fria?

Apesar de estar localizada em um país conhecido por sua tropicalidade, o clima de Curitiba é temperado, e o motivo de tanto frio é parecido com o motivo pelo qual chove tanto aqui. As serras que rodeiam a cidade de terreno plano fazem com que a umidade e os ventos ficam retidas aqui.  O clima também é influenciado pelas massas de ar seco que dominam o centro-sul do Brasil, trazendo tempo frio e seco especialmente no inverno. Além disso, é óbvio que o fato de a cidade estar ao sul do país, e portanto mais distante da linha do Equador, contribui para o título de capital mais fria. A altitude é outro fator que justifica o clima e explica o motivo pelo qual Curitiba é ainda mais fria do que Porto Alegre. Por mais que a capital gaúcha esteja mais ao sul do país, ela se encontra quase ao mesmo nível do mar. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), desde 1961 a menor temperatura registrada em Curitiba foi de -5,4 °C, em 2 de setembro de 1972. E o pior é que além de ser fria, quem mora aqui sabe que a cidade pode apresentar as 4 estações do ano em apenas 1 dia! Mas tirando essa imprevisibilidade, a gente ama esse lugar, não é mesmo?

4- Por que Curitiba é a ”Cidade Sorriso”?

Diferente do que muita gente pensa, esse apelido não foi dado à Curitiba pela ironia que apresenta. Algumas pessoas consideram o curitibano um pouco frio, talvez pelo fato de termos sofrido uma colonização europeia, dizem que não costumamos dar bom-dia, nem puxar muita conversa e muito menos sorrir demais (mas claro que isso é só falação, pois curitibanos são as melhores pessoas <3). A verdade é que o apelido de “Cidade Sorriso” foi dado à Curitiba em 1929 pelo jornalista e caricaturista sergipano Hermes Fontes, quando visitava a capital. Essa denominação foi muito utilizada na década de 80 e está um pouco em desuso nos dias de hoje.

5- Por que Curitiba ficou conhecida como “Cidade Ecológica”?

Não é de hoje que a cidade se importa muito com o meio-ambiente. Em 1960, como consequência de um rápido crescimento populacional, Curitiba já passava a ser melhor planejada para suportar o crescimento e fornecer uma boa estrutura para os motoristas e pedestres. Logo, em 1980 foram implantadas uma série de medidas em prol da reciclagem, saneamento, gestão de resíduos e etc. A importância do assunto aqui é tão grande que segundo o relatório Green City Index  (2016), das 17 cidades da América Latina analisadas, Curitiba é a mais verde.

6- Por que visitar Curitiba?

Pra começar, a cidade sempre foi tão bem conhecida pela qualidade de vida, mobilidade urbana e ecologia que outro apelido concebido à ela foi o de “Cidade Europeia” ou “Rússia Brasileira”. Inclusive, na Copa do Mundo de 2014, um jornalista espanhol que estava aqui chegou a afirmar que “Curitiba não parece Brasil”, comprovando que a cidade tem sim muito a oferecer e o clima é só uma pequena contrapartida para quem não gosta de frio, afinal, ela não poderia ser perfeita, não é mesmo? E quanto à fama das pessoas, nem é tão ruim assim vai! O estereótipo acaba sendo pior do que a realidade. E se você quiser conhecer mais sobre os principais restaurantes, pontos turísticos e lugares imperdíveis na cidade é só baixar o App Onde Ir Curitiba. Aproveite sua estadia!

Monalisa Beer

Olá, sou a Editora de conteúdo do Eu Amo Curitiba. Sou sensata e discreta. Tenho em Dalton Trevisan minha inspiração em marketing pessoal. Sou fã de carteirinha de rock e da banda Kiss. Adoro os filmes do Zorro e alimento um paixão secreta pelo indefectível Julinho da Adelaide. Muito prazer, meu nome Monalisa Beer.