Memorial de Curitiba sedia Circuito sobre a Cultura Árabe


A partir deste fim de semana, o Memorial de Curitiba recebe a 1ª edição do Circuito Cultural Árabe, que trará palestras, apresentações e exposições arábicas

Valor

Entrada gratuita

Outras informações

Circuito Cultural Árabe no Memorial de Curitiba Data: 11 e 12 de agosto Local: Memorial de Curitiba - Rua Claudino dos Santos, 79 Informações: 98511-9934 (whatsapp) ou e-mail: [email protected] Entrada franca

Entre os dias 11 e 12 de agosto o Memorial de Curitiba sedia a  1ª edição do Circuito Cultural Árabe, recebendo durante todo o final de semana diversas atrações, todas gratuitas e com classificação livre.

Por meio de exibições artísticas e interação entre os participantes, o evento visa estimular e valorizar as tradições árabes e também incentiva a troca de experiências entre antigos e novos talentos.

O palco da Praça do Iguaçu receberá apresentações dos três maiores estúdios de danças árabes de Curitiba: o Estúdio Hathor, cuja coreógrafa e bailarina Linda Hathor é premiada internacionalmente; Estúdio Flor de Lotus, coordenado por Suzi Ribeiro; e Kadosh Arte e Movimento, sob a orientação de Shara Kadosh. As danças dabke, khalije, shaabi, said, bem como dança do ventre, dança com véus e com espadas, serão exibidas ao público.

Estúdio Hathor – Divulgação
Flor de Lótus – Divulgação

Programação

O evento também contará com palestras realizadas no Teatro Londrina. Os temas abordados serão: “A Beleza e o Encanto dos Trajes Árabes”, ministrada por Alessandra Amid; “Acolhimento aos Refugiados Árabes’’, pelo professor Marcos Stier Calixto, “Hábitos e Costumes da Cultura Árabe’’, pelo professor Gamal Fouad El Oumairi e ainda a “Oficina de Caligrafia Árabe”, ministrada pelo libanês Moafak Mohamed Did Heilaihel.

O Memorial de Curitiba ainda irá receber estandes decorados com exposição de trajes e acessórios que compõem a vestimenta dos povos árabes, assim como mostra de culinária e de objetos com destaque para curiosidades, costumes e tradições sobre cultura arábica.

O projeto é uma realização de Fátima Esper, com produção de Angela Meschino. A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba e tem incentivo da Ademilar.

11/08 (sábado)

13h – Abertura para visitação dos expositores

13h30 – Oficina e palestra de caligrafia árabe com o prof. Moafak Mohamed Dib Helaihel

14h30 – Apresentação Cultural na Praça Iguaçu com Estúdio Kadosh

15h30- Palestra (Teatro Londrina) “A beleza e o encanto dos trajes árabes”, com a profª. Alessandra Amid

17h – Encerramento para visitação

12/08 (domingo)

10h – Abertura para visitação dos expositores

10h00- Apresentação Cultural na Praça Iguaçu com Estúdio Hathor

11h00- Palestra (Teatro Londrina) “Acolhimento aos refugiados árabes na grande Curitiba”, com o prof. Marcos Stier Calixto

14h30 – Apresentação Cultural na Praça Iguaçu com Estúdio Hathor

15h10 – Palestra (Teatro Londrina) “Hábitos e costumes na cultura árabe”, com o prof. Gamal Fouad El Oumairi

17h – Encerramento para visitação