Circulando por Curitiba – Fotografia todo santo dia!


O blog faz parte de uma comunidade mundial chamada City Daily Photo, onde os autores de cada blog de várias cidades do mundo tem que publicar uma foto de sua autoria todos os dias.

O blog Circulando por Curitiba é uma daquelas surpresas com as quais a gente se depara vez ou outra. Além de fotografias belíssimas, o espaço prima pelo conteúdo sobre a cidade, seus cantos e as minúcias que definem o espaço urbano, seus moradores e sua história contada em todas as linguagens a partir do registro cotidiano desde 2009. Circulando por Curitiba entra para o “calçadão da fama” do Sites Amados, do site Eu amo Curitiba, porque afinal,  estamos trilhando o mesmo caminho.

Washington Takeuchi que criou o Circulando por Curitiba e a ele se dedica diariamente conta que tudo começou depois  que conheceu o blog NYPortraits e sua autora. “Descobri que o blog dela faz parte de um
a comunidade mundial chamada City Daily Photo, onde os autores de cada blog de várias cidades do mundo tem como obrigação para fazer parte dessa comunidade, morar na cidade foco do blog e publicar uma foto de sua autoria TODOS os dias. A autora do blog de Nova York sugeriu que eu fizesse um blog sobre Curitiba e assim nasceu o blog em maio de 2009”.

Painel de Franco Giglio – A imagem do dia.

Podemos chamar de saga ou sacerdócio, mas o fato é que todos os dias novas fotos vão ilustrando as páginas do blog. Segundo Takeuchi, a motivação vem das interações que recebeu ao longo dos anos, as pessoas que conheceu e que vem conhecendo no decorrer desse tempo e claro, registrar a própria passagem por Curitiba, como a uma declaração de amor pela cidade que desde sempre o encantou  E lá se vão quarenta anos desde que o menino “pé vermelho” chegou aqui e ficou de queixo caído.

Apesar de tocar o blog sozinho, Takeuchi conta que ao longo do tempo várias pessoas foram dando dicas do que fotografar. Inclusive uma das séries mais interessantes e das quais ele mais gosta é a das Casas de Madeira de Curitiba, uma sugestão de uma amiga que mora em SP, mas que viveu aqui por muitos anos.

O Grupo Croquis Urbanos reunidos no Belvedere e Ruínas de São Francisco

E a presença constante dos grupos Croquis Urbanos e do Urban Sketchers Curitiba nos registros fotográficos de Takeuchi garantem a inspiração. “Uma vez por semana reúnem-se num local relevante para registrá-la na forma de desenhos e pinturas e porque não, de fotografias. Minha função (voluntária) em ambos os grupos é o de registrar o evento, fotografando o local, as pessoas e as obras de arte. Conheci pessoas incríveis e talentosas em ambos os grupos. Muitos tornaram-se amigos. Esses grupos são formados por artistas que tem o mesmo objetivo, ou seja, juntar pessoas que amam a cidade, então há uma grande sintonia em nossos trabalhos”, conta Takeuchi.

 

Circulando por Curitiba e Eu Amo Curitiba, qualquer semelhança não é mera coincidência.

Onde encontrar:

http://www.circulandoporcuritiba.com.br/

www.facebook.com/sharer.php?u=http://www.circulandoporcuritiba.com.br

[email protected]