Outro olhar no Arte + Cidade no SUBTROPIKAL neste sábado


Pelo olhar de três artistas curitibanos, a mostra que acontece no Subtropikal é um convite para enxergar outras Curitibas

Valor

Gratuito

Outras informações

Sábado (14), a partir das 14 horas, na Casa Subtropikal - Av. Mal. Floriano Peixoto, 720 – Centro

Três pontos de vista diferentes sobre Curitiba podem ser conferidos na exposição Arte + Cidade, dos artistas André Coelho, Tom Lisboa e Joseane Daher. A mostra fica em cartaz no sábado (14), a partir das 14 horas, na Casa Subtropikal.

A mostra apresenta uma cidade traduzida em imagens, a partir de seu âmago, do interior de seus espaços e moradias e sua transformação. O desenho como intervenção na cidade e a cidade como intervenção no desenho. E por fim, a fotografia extraindo e proporcionando ao público experiências a partir do espaço urbano.

 

Uma exposição, três artistas
É um passeio pela cidade e ao mesmo tempo um convite para enxergar uma nova Curitiba através dos olhos dos artistas. André Coelho explora o desenho como intervenção na cidade, através de seus murais em espaços públicos. E a cidade como intervenção no seu desenho, através da sua experiência com os coletivos de desenho urbano.

Tom Lisboa usa a fotografia para extrair e proporcionar ao público experiências a partir do espaço urbano. Em muitas de suas obras, a imagem não é o fim, mas uma instância no meio de um percurso idealizado. Com uma abordagem que tem sido chamada “Fotografia como experiência”, o artista vem expandindo tantos as fronteiras técnicas do equipamento tradicional quanto as vivências que podemos ter a partir do ato de fotografar.

O corpo de prova e seu rompimento sob as lentes de Joseane Daher tomam contornos que remetem a cidade e suas construções e convocam o olhar ao mais primitivo do homo faber. São espaços que guardam memórias, nos móveis, utensílios, enfim, símbolos de sua cultura. Um corpo de prova e seu reflexo diáfano e que faz a história ser marcada por rupturas, rompimento.

Subtropikal

As atividades diárias do festival são realizadas na Casa Subtropikal – Palacete Zacarias de Paula Xavier (Av. Mal. Floriano Peixoto, 720 – Centro), que vai funcionar diariamente, entre os dias 07 e 15 de julho, a partir das 10h. 

Já a festa de encerramento será realizada no dia 14 de julho, na Usina 5 (Rua Constantino Bordignon, 5 – Prado Velho), a partir das 21h. Os ingressos e passaportes para todas atividades do evento podem ser adquiridos na plataforma oficial Sympla (sympla.com/subtropikal). Mais informações no site www.subtropikal.com.br