Programação do Teatro do Piá de Agosto, Setembro e Outubro de 2018

Ao procurar uma peça para assistir, deixei meu lado lúdico aflorar. Para minha surpresa, descobri que o Teatro do Piá, na Praça Garibaldi, foi reinaugurado em agosto e está com uma programação gratuita incrível, todo domingo às 11h. A cada mês é um espetáculo diferente. Se a feirinha do Largo da Ordem já é uma ótima opção para os domingos de manhã, agora ficou melhor ainda. Recomendo chegar cedo, passear na feirinha, tomar um café e curtir uma peça no Teatro do Pia.

 

O espetáculo neste domingo foi O Cirandeiro do grupo Almazem Teatro de Bonecos. A peça é apresentada por um ator que com o seu violão resgata de seu baú canções, cantigas de roda e brincadeiras que nem sempre estão presentes no cotidiano infantil. O cenário começa introspectivo e vai ganhando vida, cor e esperança a cada brincadeira. Um segundo ator manipula os objetos e bonecos, dando suporte ao cirandeiro, que interage intensamente com tudo, em especial as crianças.

 

 

O espetáculo permite que as crianças entrem em um mundo diferente da fantasia pronta dos jogos de vídeo game. Mexe com a criatividade ao criar um universo de possibilidades com elementos simples e singelos. Posso dizer que esta peça é um  convite para revisitar a criança existente em todos nós, com menos medos, mais livres e deixando-se  guiar por suas intuições .

 

 

 

O ator, músico e bonequeiro Gil Gabriel

O Cirandeiro estreou em 2005 e foi indicada a quatro categorias no Troféu Gralha Azul (melhor espetáculo infantil, melhor texto, melhor direção e melhor ator), vencendo nas categorias de melhor espetáculo infantil e melhor ator. Quem perdeu essa belíssima peça ainda terá a oportunidade de assistir outros ótimos espetáculos: em setembro será apresentada a peça O patinho feio da Cia. Miiller Teatro de Bonecos e em outubro O chinês e o dragão da CórtexArt Produções. Não percam a oportunidade de levar a sua criança interior ao teatro. E as outras crianças também.

 

Confira a ficha técnica  de O Cirandeiro:

Produção: Almazem Produções Artísticas
Texto e Direção: Gil Gabriel
Elenco: Gil Gabriel e Gustavo Iaguszeski
Criação e Confecção dos Bonecos: Gil Gabriel
Cenários: Almazem Produções Artísticas
Figurinos: Claudio Miiller
Iluminação: Antonio de Souza