BlacKkKlansman – Infiltrado na Klan


Uma boa pedida para quem ainda quer ver o último filme de 2018 em Curitiba.

Se vocês também estavam morrendo de saudades do humor ácido de Spike Lee com suas obras pertinentes e originais, já podem comemorar. Quando comparado com os clássicos do diretor (como Faça a Coisa Certa, de 1989), BlacKkKlansman não fica para trás. O elenco conta com Adam Driver e com filho de Denzel Washington, John David Washington, que interpreta o papel principal.
O roteiro é extraordinário demais pra ser inventado. Por isso, a história do policial negro que se infiltra na Ku Klux Klan em meados das década de 70 é tão absurda quanto real. E eu posso dizer que não tem ninguém melhor do que Spike Lee para contá-la (além é claro, do próprio Ron Stallworth ele mesmo). Por muitos anos, o disfarce de Ron não foi revelado, só em 2006 ele deu uma entrevista detalhando o caso. Em 2014 ele lançou um livro e esse ano Spike Lee decidiu transformar tudo em um filme.
Os dois policiais ao receberem a carteirinha de filiado da Ku Klux Klan de Ron Stallworth.
A capacidade de tornar assuntos sérios em comédias provocativas é uma das qualidades do diretor, que ainda aproveita o gancho para tecer críticas (não muito sutis) ao atual governo Trump. De qualquer forma, não dá pra ir no cinema esperando por risadas leves e bom entretenimento. As histórias que cruzam o filme não são sempre felizes e estão lá pra nos fazer lembrar que bastante coisa mudou nos últimos 40 anos no que diz respeito ao combate ao racismo, mas ainda temos um longo caminho a trilhar. O filme é inclusive dedicado a Heather Heyer, a mulher que morreu em decorrência de um atropelamento enquanto participava de uma marcha contrária às pautas apoiadas pela Ku Klux Klan. O fato é bastante recente e teve repercussão internacional, aconteceu em 2017, em Charlotesville nos Estados Unidos.
O parceiro de Ron Stallworth foi o responsável por se infiltrar nos rituais presencialmente.
Pra quem estiver curioso, o filme ainda está em cartaz em Curitiba no Espaço Itaú de Cinema, no Shopping Crystal.