Cinema Sesc Paço da Liberdade – A arte e seu enleio


Pensando em fugir dos Blockbusters em Curitiba? Pra começar bem o ano, o Sesc Paço da Liberdade traz programação com filmes cujo tema principal é a arte.

 

Creio que todo mundo que se interessa por arte, se interessa também pelos artistas. Tentar compreender o contexto, a personalidade e os motivos pelo qual alguém produz uma obra que provoque os sentimentos e reflexões mais profundos é, muitas vezes, parte de apreciar a arte. E para além dos artistas, conhecer a história de pessoas que se envolveram com a arte e que contam a própria vida a partir disso, ressignificando cada qual com sua subjetividade.

Uma das coisas que eu mais gostei foi do título da mostra: ” A Arte e seus Enleios”. Vocês sabem o que são enleios? Segundo o Dicionário Michaelis:

en·lei·o
sm
1 Ato ou efeito de enlear(-se).
2 Qualquer coisa que prenda ou submeta; envolvimento, enredamento.
3 Ato ou efeito de confundir-se; confusão.
4 Forte atrativo; encanto, êxtase, sedução.

Vai dizer que já não deu vontade de se enlear nessa mostra? E olha que eu nem mencionei a programação ainda. Tem filme pra quem gosta de música, de artes plásticas, performance e até pra quem gosta tanto de cinema que vai no cinema ver filme sobre cinema. A Mostra tem início nesse final de semana, dia 19/01  com um documentário sobre a Tropicália. Mas sem pressa, a programação vai até março com um filme por semana, sempre aos sábados às 15h.

Mais informações no site do Sesc Paço da Liberdade.