Transformar a fotografia em ferramenta social resultou no Elas pelo Mundo, que contribui para ajudar crianças órfãs do Haiti através da arte

O Fotógrafo Bruno Santos com as crianças haitianas beneficiadas pelo projeto

O Elas pelo Mundo arrecada fundos a partir dos ensaios femininos realizados pelo fotógrafo curitibano e criador do projeto, Bruno Santos. Toda a renda vinda desse trabalho é revertida para o “Arte Ataque Oficina”, que  desenvolve atividades culturais para cerca de 300 crianças em situação de extrema vulnerabilidade naquele país.

Tudo começou quando Bruno Santos pode testemunhar os dramas durante uma viagem que fez ao Haiti, em 2015. Voltou lá em 2016, levando consigo os retratos das crianças fotografadas no ano anterior. “Ver a reação de cada um ao receber a foto e se reconhecer nela, foi indescritível. É impossível viver uma experiência dessas e não ficar sensibilizado. A idéia é tentar alterar um pouquinho a trajetória da vida desses pequenos, apresentando a eles novas ferramentas, destacando seus talentos e principalmente despertando a sensação de protagonismo. Mostrando que eles mesmos serão capazes de reconstruir o seu país. Por isso, é preciso fazer mais”, conta o fotógrafo.

Hoje, o trabalho dele é divido em duas frentes – Projetos sociais e ensaios femininos. E um não existe sem o outro.

Os ensaios, segundo ele, tem por  essência “extrair a real beleza de ser mulher, o poder do feminino, sem artifícios e sem padrões. A luz é a guia e a lei,  a  beleza de cada uma.”   

Então, quer contribuir com este projeto e ainda ter um lindo ensaio fotográfico? As fotos podem ser vistas em uma página do Facebook e o valor de cada sessão é simbólico.

Para acompanhar o trabalho e entrar em contato com o Bruno:

https://www.facebook.com/elaspelohaiti/

Contato
@elaspelohaiti
[email protected]
http://brunosantosphotography.com
Mais sobre o projeto Elas pelo Mundo – http://brunosantosphotography.com/portfolio/elas-pelo-mundo/