Chegou o frio !!! E esse é o tema do 15º JOGARTA que acontece sábado (26/05/18) das 14h às 20h. na Gibiteca de Curitiba. O tema na verdade é o inverno curitibano e a série Game of Thrones. O evento é público e para todas as idades, trazendo os últimos lançamentos de jogos de tabuleiro, estratégia, cardgames, RPGs e Larps que podem ser experimentados gratuitamente pelo público.

Os jogos que serão apresentados permitem exercitar a inteligência, a capacidade para resolver problemas e sociabilidade com jogos. Um dos destaques do encontro é “A Liga da Gibiteca”, uma batalha campal que envolve as personagens curitibanas em um jogo intenso de estratégia com miniaturas e cenários do Gralha, da Loira Fantasma, Pirata Zulmiro, Planta, Lobo da Estrada e o Vampiro de Kuri Etuba e várias outras personalidades dos quadrinhos curitibano.

Maquete e Miniaturas da Liga da Gibiteca

Segundo o site da Fundação Cultural de Curitiba os jogos são ofertados por uma equipe de mediadores preparada para ensinar e atender iniciantes e veteranos de todas as idades. Representantes dos fã-clubes de Tolkien, Steampunk, Harry Potter e Star Wars também estarão presentes no evento disponibilizando atividades.

Algumas imagens da ultima edição que tinha os Zumbis como tema:

O Jogarta é realizado com patrocínio do Colégio COC Beraldo, RetroPunk Publicações, Gentle Ogre, Taverna Game House e conta com o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Museu de Arqueologia e Etnologia, Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Gibiteca de Curitiba, Ministério da Defesa Exército Brasileiro 5°GAC AP, AVEC Editora, Nerdz Curitiba, SSCWB – Shinobi Spirit e Zombie Walk CWB.

Segundo a página do JOGARTA é um projeto cuja proposta central é levar atividades envolvendo Jogos como RPGs, Larps, Jogos Narrativos, Jogos de Tabuleiro Modernos, Jogos de Miniaturas, Jogos de Cartas, dentre outros, para o público em geral e, especialmente, aos jovens em fase escolar. JOGARTA iniciou suas atividades oficialmente em Agosto de 2016 mas, como ideia, remonta aos idos de 2010. O projeto começou a tomar a forma atual em 2013 através de experiências isoladas de uso de Jogos em ambientes de ensino/aprendizagem. Atualmente possuímos uma equipe extensa, formada por indivíduos com formações diversas, fazendo com que tenhamos uma “massa crítica” substancial capaz de cobrir os mais diversos campos do conhecimento. Na base de todas as nossas atividades está a preocupação de estimular a socialização, o raciocínio, a tomada de decisões, o fortalecimento dos elos familiares e a resolução de problemas de uma forma divertida porém dotada de conteúdo. Nosso carro chefe é trabalhar os Jogos como instrumentos sócio-educacionais. Também atuamos no âmbito empresarial utilizando os Jogos para integração de equipe, treinamento de pessoal e gamificação de processos. Por fim, mas não menos importante, trabalhamos com os Jogos como entretenimento. Um entretenimento “inteligente” e com planejamento cuidadoso e criterioso.


Não é cobrada entrada no evento, mas solicita-se que os participantes doem uma roupa de inverno ou 1kg de alimento não perecível como arroz, feijão, macarrão ou 1 caixa de leite longa vida. As roupas serão encaminhadas para a Campanha do Agasalho 2018 logo após o evento, já os alimentos serão destinados a abrigos de menores e outras instituições sociais.