Olá Pessoal! Como vocês estão?

Aqui na cidade de Curitiba está fazendo um friozinho e alguns dias com chuva. Quando chegam esses dias frios da vontade de sair por aí comendo tudo o que vemos pela frente, não é mesmo? Não se assuste, pois isso é normal, pois quando as temperaturas estão mais baixas o corpo humano também sofre uma diminuição na temperatura, fazendo com que o nosso organismo realize uma produção energética maior para nos manter aquecidos. Com isso acabamos tendo uma maior vontade de consumir comidas calóricas, porém devemos ter cuidado!

É o período onde acabamos consumindo comidas quentes e mais gordurosas, com a tentativa de inconscientemente obtermos uma sensação de bem estar e conforto.

Todavia, podemos substituir os alimentos mais calóricos por alimentos que não tragam tantos malefícios ao nosso organismo fazendo pequenas substituições como, por exemplo, ao invés de consumirmos o chocolate quente podemos substituir por um chá quente, um macarrão com muito queijo por uma sopa, entre outros exemplos que poderão nos trazer uma sensação de prazer ao consumir algo quente e trará vantagens ao nosso corpo.

***

Tive o prazer de receber de minha amiga Annie uma deliciosa receita típica brasileira adaptada para ser mais saudável: Vatapá de abóbora e castanha de caju, que é um prato quente e ajuda a satisfazer o desejo de comer algo que nos dê prazer.

Não tenho palavras para descrever esse prato, que é uma mistura de um adocicado da abóbora, com um apimentado do gengibre e um frescor do coentro. Vale a pena experimentar essa deliciosa experiência.

Alguns motivos para consumir esse delicioso vatapá:

A abóbora é um ingrediente rico em potássio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, zinco, fibra, riboflavina e vitaminas A, C, E e complexo B. O consumo de carotenoides (vitamina A) ajuda a proteger nosso organismo de doenças crônicas, cardíacas e até a prevenir câncer e problemas de visão.  A castanha de caju é rica em substancia que ajuda a diminuir o colesterol. O gengibre é famoso por atuar em nosso organismo como um antioxidante e um anti-inflamatório natural. Já o coentro é um antioxidante e também ajuda a melhorar os níveis de colesterol assim como a salsinha.

Vamos preparar essa delicia? Mãos na massa

Vatapá de Abóbora e castanha de caju

Ingredientes:

  • 500g de abóbora cozida
  • 10g de gengibre em brunoise*
  • 1/3 de maço de salsinha bem picadinha em chiffonade*
  • 1/3 de maço de cebolinha bem picadinhas em chiffonade*
  • ½ cebola picada em brunoise*
  • 1 colher de café de coentro em pó ou folhas de coentro picada
  • 80 ml de leite de coco
  • 2 dentes de alhos brunoise*
  • 200g de castanha de cajú picada (xerém)
  • 2 colheres de sopa de um bom óleo ou azeite
  • Sal a gosto

Modo de Preparo:

  1. Esprema a abobora até virar um purê e reserve;
  2. Em uma panela refogar o alho, a cebola e o coentro no óleo em fogo médio;
  3. Coloque o gengibre e refogue;
  4. Acrescente o purê de abobora e os demais ingredientes.
  5. Prove se está bom de tempero;
  6. Desligue o fogo e sirva-se;

*Brunoise é um termo técnico da cozinha profissional utilizado para o corte de vegetais em cubos de aproximadamente 2mm.
*Chiffonade também é um termo técnico que é utilizado na cozinha profissional, que é utilizado para designar um tipo especifico de corte em tiras finas feito em folhas.

Dicas: O vatapá pode ser servido com uma deliciosa salada de folhas verdes e pode acrescentar chia e semente de girassol que é fonte de vitamina E que auxilia na redução dos radicais livres. 

Espero que vocês gostem! Aqui em casa e pelos amigos já foi aprovado.

Beijos! Até a próxima sexta-feira pessoal.

Referências:

ARAUJO, Wilma Maria Coelho;  MONTEBELLO, Nancy de Pilla ; ET AL. Alquimia dos Alimentos – Editora SENAC, 2014

https://www.natue.com.br/artigos/semente-de-girassol-amiga-da-nossa-saude.html

http://dnanatural.com.br/mais-fome-frio/

https://melhorcomsaude.com/coentro-descubra-todas-suas-propriedades/