Como a alimentação pode ajudar no tratamento da celulite  

Com os feriados do verão, muita gente foi curtir a praia e relaxar. Mas para muitas mulheres, expor o corpo pode  estar na lista de um dos piores pesadelos.

O motivo?

A temida celulite!

Confira as dicas  de alimentação para amenizar esse problema!

1-DIMINUA O CONSUMO DE ALIMENTOS CONSIDERADOS INFLAMATÓRIOS E ALERGÊNICOS

 

Os alimentos considerados inflamatórios são: excesso de gordura trans, gordura saturada (carnes, queijos amarelos, bolachas, sorvetes de creme, etc.), sal, alimentos industrializados, alimentos que não trazem nutrientes (calorias vazias como refrigerantes, balas), carboidratos refinados ou de alto índice glicêmico (pão branco, macarrão refinado, arroz branco, etc), açúcar e excesso de adoçantes.

Os alimentos de alto índice glicêmico, ricos em açúcar e amido podem levar à flacidez da pele, estoque de gordura e celulite.

Normalmente os alimentos que consumimos diariamente ou várias vezes por semana podem ser alergênicos. Nem todo mundo é alérgico ao mesmo tipo de alimento, cada organismo é único e possui sua individualidade bioquímica. Para avaliar cada caso um profissional especializado deve ser procurado.  Os alimentos que causam alergia mais freqüentemente são: leite e derivados, soja, glúten, ovo, chocolate, milho, amendoim, entre outros.

2-TENHA UM BOM FUNCIONAMENTO INTESTINAL

Esse órgão é fundamental para a nutrição, bem- estar e estética do organismo.Uma boa flora intestinal ajuda a eliminar substâncias inflamatórias e pode inibir a absorção de toxinas ;uma das causas da celulite.

A flora intestinal pode ser prejudicada pelo uso de medicamentos, baixo consumo de fibras, dieta inadequada, stress, dentre outros fatores.

Para saber como está a saúde de seu intestino, observe o aspecto de suas fezes : forma de bolinha, dor abdominal, odor muito fétido podem indicar que você precisa prestar mais atenção na qualidade de sua alimentação.

Inclua essas dicas para melhorar sua saúde intestinal:

*Consuma prebióticos ( banana verde, chicória , etc..)  facilitam a eliminação do excesso de glicose (açúcar), colesterol e substâncias tóxicas.

*Consuma probióticos-  Os probióticos são produtos ou preparações contendo microorganismos vivos que melhoram a flora bacteriana intestinal e exercem efeitos benéficos sobre a saúde. Restauram o ecossistema intestinal, aumentam a produção e absorção de vitaminas e minerais, previnem a alergia, contribuem para uma melhor imunidade e auxiliam no processo de desintoxicação.  Pode ser comprado pronto ou manipulado conforme sugestão de nutricionista ou médico.

3-TENHA UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

Para auxiliar no tratamento da celulite, procure seguir as orientações abaixo:

1- Consuma mais grãos e cereais integrais;

2-Consuma mais hortaliças e frutas: Vegetais como brócolis, couve-flor, rúcula ,couve, couve- de Bruxelas, folhas de mostarda e rabanete crus ou no vapor por até três minutos  ajudam na eliminação de toxinas e circulação sanguínea e linfática. Frutas vermelhas como açaí, morango, cereja, uva, framboesa e amora ajudam a fortalecer os vasos sanguíneos e linfáticos. As folhas verdes- escuras são fontes de clorofila e antioxidantes que ajudam a desintoxicar o organismo. A lima da pérsia ajuda a desintoxicar o fígado e auxilia na circulação linfática;

3- Consuma alimentos ricos em fibras: as fibras ajudam no funcionamento intestinal. Consuma mais sementes variadas como linhaça, girassol, abóbora, castanhas, nozes e amêndoas.

4- Beba água- produtos industrializados devem ser evitados. Hidrate-se com água, chás e sucos naturais. O chá verde ajuda na desintoxicação do organismo, além de ser antioxidante. O consumo indicado é de 3 a 4 xícaras do chá por dia longe das refeições (deixe a água levantar “bolinhas”, desligue o fogo, jogue 2 colheres de chá da erva para uma xícara de água  e deixe abafar por 3 a 5 minutos). Pessoas com pressão alta e problemas na tireóide devem consultar um nutricionista ou profissional especializado antes de consumir o chá verde. O chá de cavalinha também é útil no tratamento da celulite.

5- Evite alimentos que causem retenção hídrica, já que que pioram o aspecto da celulite tais como: consumo excessivo de sal, molho shoyu, enlatados e embutidos;

6- Consuma alimentos fonte de boas gorduras como: semente de linhaça,azeite de oliva extra- virgem, óleo de macadâmia, óleo de semente de uva, amêndoas, castanha-do-pará, abacate, avelã , nozes, semente de gergelim, azeitonas contém nutrientes que auxiliam na boa aparência e saúde da pele e circulação . O ômega 3 presente na linhaça , ajuda a reduzir a inflamação e combater a celulite

7-Use e abuse dos temperos como: como alecrim, orégano, gengibre, curry, canela, menta, hortelã.

8- alimentos ricos em silício podem auxiliar no tratamento da celulite. Consuma mais aveia, cevada e salsa.

9-Consuma farelo de arroz. Uma sugestão de consumo é adicionar 1 colher de sopa por dia em cima da salada de frutas ou  misturada com sucos e shakes.

AONDE ENCONTRAR ALIMENTOS QUE COMBATEM A CELULITE EM CURITIBA

1- Açaí e sucos antioxidantes

 Fresh Juice: sucos naturais açaí. A casa fica na Rua 24 Horas (Rua Visconde de Nácar – sem número),

2-Tribo das frutas

Rua Vicente Machado, 1965, Batel

3- Veg e Lev

Tem suco de Abacaxi com Capim Limão da casa, o suco de Manga com Hibisco, Laranja, Limão e Gengibre.Todos esses alimentos são antiinflamatórios .

4-Verd e Co

O  suco Pumpkin Yay leva abóbora, gengibre, abacaxi, canela e maçã. O Passion leva maracujá, laranja, maçã, chia, cenoura, physalis e cúrcuma, enquanto o Highgreen leva couve, água de coco, menta, limão, espinafre e maçã. Há ainda a opção de sucos creamy, que leva leite de amêndoas em sua composição.  O Vanilla Cream,  leva tâmaras, baunilha fresca, açúcar demerara, cardamomo e leite de amêndoas.