Cutucada Cultural – Exposições que homenageiam duas grandes atrizes do nosso teatro e, ainda, peças teatrais com acessibilidade para surdos e cegos

Cutucada de Exposição Teatral

Está em cartaz desde 27 de Março e vai até 09 de Junho uma exposição lindíssima realizada pela Secretaria de Estado da Cultura em homenagem a Regina Vogue, uma das mais importantes atrizes do teatro paranaense que, este ano, completa 50 anos de carreira. Intitulada “As mulheres em Regina Vogue”, a exposição homenageia não apenas a atriz, como também a grande empreendedora cultural, que fundou sua própria companhia em 1986 e se especializou em espetáculos para o público infanto-juvenil. Desde então vem colecionando diversos prêmios de teatro para crianças. Todo esse amor e dedicação pelas artes tornaram possível um sonho da artista: ter um teatro com o seu nome. Na mostra, um painel apresenta de forma cronológica a vida da artista, e outros 12 trazem fotos da carreira de Regina Vogue. Também compõe a exposição um vídeo com depoimentos de personalidades do cenário artístico paranaense. Eu te cutuco para conferir e se emocionar.

Serviço

Local: Hall da Secretaria de Estado da Cultura
(Rua Ébano Pereira, 240 – Centro)
Data: permanece até de 9 junho de 2017
Visitação de segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h
Entrada gratuita


 Cutucada Teatral Grátis (com libras)

Cartaz da Peça

Está em cartaz no Teatro Novelas Curitibanas, o espetáculo Giacomo Joyce, de autoria do escritor James Joyce, traduzido por Paulo Leminski.  A realização da montagem é da Cia. Fluctissonante e atende a crescente demanda de encenações que incentivam a leitura e levam a cena obras referenciais, facilitando o acesso ao universo literário pouco difundido. O espetáculo conta com tradução em libras, ampliando o alcance do conhecimento literário ao público surdo, possibilitando ainda, sensibilizar e estimular percepções do cotidiano da população curitibana.

No hall do Teatro, a companhia faz uma singela homenagem à atriz Claudete Pereira Jorge, falecida ano passado, mãe da atriz Helena de Jorge Portela que está em cena na peça. A exposição mostra um pouco de sua trajetória de sucesso. Claudete é considerada um ícone do teatro paranaense, ao qual dedicou 40 anos da sua vida. Na exposição, ainda são comercializadas peças artesanais de autoria da artista.

Serviço:
Teatro Novelas Curitibanas
(Rua Presidente Carlos Cavalcanti, nº 1222 – São Francisco)
Data: 20 de abril a 21 de maio de 2017
Horário: Quinta a sábado, às 21h, Domingo, às 19h
Entrada franca

 

 

 


Cutucada Teatral

Em comemoração aos dois anos do projeto em Curitiba e cinco anos ao total, desde sua concepção em Minas Gerais, a peça Sobre lendas e mulheres volta em cartaz na Cia dos Palhaços nos dias 13 e 14 de maio. É um espetáculo cênico musical livremente inspirado no livro Mulheres que correm com lobos, da americana Clarissa Pinkola Estés, a peça traz um relato do que é ser mulher, fazendo um paralelo entre o empoderamento feminino e as cobranças de uma sociedade patriarcal. No elenco, a nossa blogueira Cleo Cavalcantty, que também assim a dramaturgia.

Serviço:

Local: Cia dos Palhaços
(Al Princesa Izabel 465)
Datas e horários: 13/04 às 21:00 e 14/04 às 19:00
Ingressos: 30,00 e 15,00 (no local)
Informações: [email protected]

 


Cutucada Teatral para Deficientes Visuais

Atores e Músicos – Foto: Ana Righi

Com um espetáculo baseado no conto “O Grande Viúvo”, da obra “A vida como ela é”, de Nelson Rodrigues, o Teatro Cego chega para sua estreia em Curitiba no próximo final de semana. Serão cinco apresentações, no pequeno auditório do Teatro Positivo, para contar a história de um viúvo que comunica à família que também quer morrer e ser enterrado junto à falecida. Com elenco formado por três atores cegos e três músicos que, assim como o público, estarão imersos em um ambiente completamente escuro, pois a intenção é fazer com que todos tenham que se valer de seus outros sentidos (olfato, tato, paladar e audição) para compreender o conteúdo da peça.

A temporada curitibana será nos dias 12, 13 e 14 de maio, com sessões duplas no sábado (13) e no domingo (14). Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos.

Serviço:

Teatro Cego – O Grande Viúvo
Local: Teatro Positivo – Pequeno Auditório  ( R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido, Curitiba)
Data e horário: 12, 13 e 14 de Maio. Sexta às 21h; Sábado às 19h e 21h e Domingo às 18h e 20h.
Ingressos: inteira R$ 50 e meia-entrada R$ 25
Informações e vendas: www.diskingressos.com.br/grupo/463 e nos telefones: (41) 3317-3283 e (41) 3315-0808.

Mariana Martins

Radialista, Atriz e Produtora. Mariana Martins dirige sua Produtora, a Pequena Mari Produções e encabeça o Projeto "Eu Amo Curitiba". Além da gestão geral, escreve posts, faz coberturas de experiências, mídias sociais, é responsável pela elaboração de projetos e parcerias. Paralelo à isso, é supervisora geral da Banda B e apresenta seu programa na rádio "Mariana Martins Fala Sério", ao vivo pela rádio, facebook, instagram e youtube - @marianamartinsfalaserio todas as terças e quintas, às 11h30. Para sugestões de pauta e releases, envie e-mail para: [email protected] | Outros assuntos: [email protected]