Exposição retrata histórias de mulheres a partir do acervo do Museu Paranaense


A pesquisa na reserva técnica do museu e observação de exposições permanentes do espaço, revelou grande quantidade de trabalhos que contam com a presença feminina.

Valor

Gratuito

Outras informações

Horário: Terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em cartaz no Museu Paranaense (MP) a mostra As Histórias das Mulheres a partir do Acervo do Museu Paranaense, segundo o Projeto de Extensão Cultura Material e Gênero instituição.

“Esta parceria que o museu paranaense tem com a Universidade Federal do Paraná, em especial com o Departamento de História, tem trazido muitos frutos. Já tivemos todo o trabalho relativo à exposição das indústrias paranaenses, das moedas romanas, dos imigrantes, e agora estamos com este novo projeto estudando a cultura material feminina”, explica o diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro Jr.

O projeto


O estudo é coordenado pelas professoras Renata Senna Garraffoni e Priscila Piazentini Vieira do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná, e foi realizado por estudantes vinculados ao projeto. O resultado é fruto de uma parceria entre o MP e o Grupo de Trabalho Modos de Vestir.
Após um ano de pesquisa na reserva técnica do museu e observação de exposições permanentes do espaço, foi constatado que há uma grande quantidade de materiais feitos por mulheres ou trabalhos que possuem a presença feminina. A exibição destaca essas obras encontradas no acervo, apostando no impacto que a maior presença de mulheres no circuito expositivo pode provocar no imaginário da comunidade em geral que visita o museu.

www.museuparanaense.pr.gov.br