Mostra Novos Repertórios movimenta cena artística curitibana


Durante dez dias, o evento, que integra o calendário do Circuito Cultural Ademilar, oferece programação recheada de atrações gratuitas

Entre os dias 17 e 26 de agosto, acontece em Curitiba a Mostra Novos Repertórios. O evento, que reúne mais de 16 espetáculos locais, é gratuito e já está em sua 11ª edição. Com uma programação intensa de atrações, a Mostra conta especialmente com apresentações de teatro, dança e performance.

O projeto nasceu com a missão de juntar artistas importantes em um só evento, além de fomentar a divulgação local e nacional dos trabalhos, ajudar na sustentação das produções e articular novos caminhos e parceiros.

A fim de oferecer meios para valorizar as produções culturais de Curitiba, a Mostra Novos Repertórios irá ocupar os palcos dos teatros Guairinha, Miniauditório e Novelas Curitibanas e também das companhias locais. Além disso, serão realizadas apresentações ao ar livre para possibilitar o contato com um público não frequentador de teatro e atrair pessoas que estão circulando pela cidade.

A idealizadora e diretora de produção da Mostra Novos Repertórios, Michele Menezes, destaca os objetivos do projeto. “Ela foi criada para dar mais visibilidade às nossas produções. Queremos apresentar um recorte do que há de mais novo na cidade – em linguagem, pesquisa, repertório etc. Queremos que o curitibano frequente mais os espaços culturais de Curitiba e valorize o que é feito aqui, pois nossas produções são de altíssimo nível”, explica.

Programação

Segundo Loa Campos, produtora cultural e curadora da 11ª edição da Mostra Novos Repertórios, a seleção das peças contemplou as diferenças. “Escolhemos uma grade com obras que abordam – cada qual à sua maneira – questões identitárias, sociais, raciais e de gênero, compostas por artistas já experientes e por artistas que estão iniciando suas carreiras. Uma grade, portanto, em sintonia com o que tem pulsando na cidade e nos corpos”, afirma.

A programação inclui ainda encontros, palestras e debates para promover reflexões e trocas de experiências entre artistas locais e de outras cidades, críticos, criadores e público.

Histórico

Criada em 2007, a Mostra Novos Repertórios surgiu da parceria entre companhias de teatro curitibanas, que buscavam maior visibilidade para seus trabalhos na programação do Festival de Teatro de Curitiba, do qual fez parte até 2015.

Em 2017, na sua primeira edição independente, a Mostra reuniu aproximadamente 150 artistas e cerca de 3 mil pessoas para apreciar os 28 espetáculos e atividades. Neste ano, estão programadas 16 apresentações.

Guairinha

Dia 17, às 21h: Primavera Leste – Minha Nossa Companhia de Teatro

Dia 18, às 21h: P de Palhaço – Cena Hum

Dia 19, às 21h: Cabaret Voltei – Selvática Ações Artísticas

Dia 20, às 21h: Pão com Linguiça – Entretantas Conexões em Dança

Dia 21, às 21h: Levante – Renata Roel e Fernando de Proença

Dia 22, às 21h: Cabaret das Divinas Divas – Mataveri Produções

Miniauditório

Dia 20, às 19h: Projeto Queer – Rainha de Duas Cabeças

Dia 21, às 19h: Billie – Alexandre França

Teatro Novelas Curitibanas

Dia 22, às 19h: Entre Caboclos e Baianas – Leonardo da Cruz

Dia 23, às 19h: Entre Caboclos e Baianas – Leonardo da Cruz

Dia 24, às 19h: <corpATROZ.exe> – Cia Corpa

Dia 25, às 19h: <corpATROZ.exe> – Cia Corpa

Rua

Dia 18, às 12h: Rádio Atalaia – Filhas da Fruta

Dia 22, às 12h: Agora Você Ouvirá – Certas Produções

Dia 23, às 12h: Escrevedor de Histórias – Marcel Szymanski

Dia 24, às 12h: Escrevedor de Histórias – Marcel Szymanski

MI CASA SU CASA (nas sedes das companhias)

Dia 17, às 23h: Lady Incentivo e as Contrapartidas – Ave Lola

Dia 18, às 19h: Neblina Canibal (estreia) – Maikon K / Companhia Brasileira de Teatro

Dia 24, às 21h: Os Pálidos – CiaSenhas

Dia 25, às 21h: Os Pálidos – CiaSenhas

Teatro Novelas Curitibanas

Dia 26, às 15h: Balanço da Mostra