Após três anos, músico Kaoru Kakizakai faz show no Brasil


Um dos principais mestres em atividade de shakuhachi, Kakizakai Kaoru faz apresentação única em Curitiba

A última apresentação de Kakizakai Kaoru no Brasil, foi durante o 69º Concerto Bunkyo, em São Paulo, (Foto: Hiruka Kakizakai)

Para alguns, a sonoridade remete a flauta doce europeia. Porém, de flauta, o instrumento introduzido no Japão pela China, no século VII, passa bem longe das especificidades do que estamos acostumados no ocidente.

 

Porém, esta pode ser a única oportunidade de ver em cena um dos principais mestres japoneses em atividade e reconhecido em todo o planeta por tocar shakuhachi. Após três anos, Kaoru Kakizakai  retorna ao Brasil e realiza o show com apresentação única em Curitiba, durante a Série Solo Música na Caixa Cultural, na terça-feira (13), às 20h.

No dia que antecede o show, na segunda-feira (12), a partir das 19h30, o artista realiza uma palestra com entrada gratuita, no mesmo local do show, com tradução simultânea.

O Shakuhachi é produzido unicamente com bambu e se tornou conhecido pela utilização dos Komuso (sacerdote de nada ou monge do vazio), peregrinos que circulavam com cestos na cabeça, no Japão, simbolizando a inexistência de ego.

A sonoridade do Shakuhachi é conhecida pelas melodias do honkyoku, peças musicais utilizadas para a meditação budista. É uma grande honra contar com Kaoru Kakizakai na Série Solo Música. Discípulo do lendário mestre Katsuya Yokoyama, ele é uma referência mundial do instrumento, diz Alvaro Collaço, curador e produtor da Série, que há anos imaginava produzir música japonesa dentro da Série Solo Música.

Este show com Kaoru Kakizakai no Série Solo Música é considerado pelo produtor um marco ao longo do projeto. O primeiro show ocorreu em abril de 2009, com o violinista, compositor e produtor norte-americano, Tracy Silverman.

Curiosamente será o centésimo artista a se apresentar na Série em Curitiba, um marco pessoal a mim e a própria Caixa Cultural. Kakizakai não é só grande artista, mas um representante da música tradicional japonesa, no que ela possui de melhor, com sua relação direta com espiritualidade, enfatiza Collaço.

Kakizakai realiza com frequência apresentações pelos Estados Unidos, Europa e Ásia. Paralelamente, é pesquisador do Tokyo College of Music, instrutor em tempo integral do International Shakuhachi Kenshukan e NHK Culture Center, e presidente da Escola Internacional Shakuhachi Kenshu-kan Chichibu e Higashi Yamato School.

Serviço |Série Solo Música – Kaoru Kakizakai
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
Data: 13 de novembro
Horário: terça-feira às 20h
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado das 12h às 20h. Domingo das 16h às 19h)
Duração: 90 minutos
Classificação: Não recomendado para menores de 10 anos
Capacidade: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Palestra
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
Data: 12 de novembro
Horário: segunda-feira, às 19:30 horas
Ingressos: Entrada franca.
Na palestra haverá tradução do inglês