Circando Trajeto oferece aulas gratuitas de circo no Alto Boqueirão


A ação é uma parceria entre a Produtora Cena Hum e a Fundação Cultural de Curitiba que atenderá crianças e jovens de 7 a 17 anos

No Circo da Cidade Zé Priguiça, no Alto Boqueirão, já estão abertas as inscrições para aulas gratuitas de circo do projeto Circando Trajetos que oferece aulas de formação na arte circense para crianças e jovens de 7 a 17 anos, em um período de um ano. 

A iniciativa, que faz parte de uma parceria entre a Produtora Cena Hum e a Fundação Cultural de Curitiba,  já tem data para começar – dia 10 de agosto.

Circando no circo

O Circando Trajetos apresenta uma proposta de formação focada em construir um lugar de difusão, de empreendimento, interlocução, de criação e fortalecimento das artes circenses, em Curitiba. Por meio de uma metodologia multidisciplinar do ensino das técnicas circenses, o projeto propõe uma formação que vai muito além da execução prática. A ideia é que os alunos possam se desenvolver socialmente e artisticamente, para serem os futuros propagadores e empreendedores das artes do circo.

Tihany Spectacular chega a Curitiba para temporada de 2 meses

O projeto, que acontece por meio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura,  é estruturado em três módulos: o primeiro de conscientização e experimentação (aéreos, acrobacias, manipulação, palhaço e interpretação), o segundo de desenvolvimento aprofundado das práticas circenses e o terceiro módulo o de prática de montagem. Neste último, os alunos desenvolverão a criação de seus números sob a orientação dos professores, pondo em prática todo o aprendizado adquirido.

De acordo com Emmanuel Faria, coordenador pedagógico do Circando Trajetos, além das aulas práticas de técnicas circenses, os alunos receberão aulas de improvisação, interpretação e expressão corporal. “Acreditamos que esses segmentos ajudam em uma maior desenvoltura do aluno/artista, como também as noções básicas de caracterização e maquiagem, história do circo e segurança no circo, que também estão previstas nas aulas”, ressalta Faria.

Para George Sada, diretor artístico da Academia Cena Hum, o Circando  busca por meio do desenvolvimento das práticas circenses criar um espaço de desenvolvimento humano e de criação artística. “Tivemos a preocupação em proporcionar, por meio das atividades lúdicas, o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno, bem como, o fortalecimento de sua identidade para que assim possam encontrar equilíbrio emocional, afetivo e físico para exercerem sua cidadania”, explica Sada.

Serviço

Inscrições: a partir do dia 30 de julho (segunda-feira)

Local: Circo da Cidade Zé Priguiça

Endereço: Rua Benedicto Siqueira Branco, s/nº – Alto Boqueirão

Início das aulas: 10 de agosto

Turnos: Manhã (das 9h às 11h) e Tarde (das 14h às 16h)

Faixa Etária: de 7 a 17 anos

Contato: (41) 3287-5307