Em cartaz no Estúdio Delírio Monalisa vs Hitler de Edson Bueno


O poder da palavra no novo espetáculo de Edson Bueno

Espetáculo “Mona Lisa vs Adolph Hitler” é baseado em fatos reais e se passa no fim da Segunda Guerra Mundial. Trabalho aborda a arte como forma de combater o autoritarismo.

 

Em 1944, Paris, crepúsculo da Segunda Guerra Mundial, ainda dominada pelas tropas alemãs, estava prestes a ser libertada pelas tropas aliadas. Sabendo que a derrota era iminente, Adolph Hitler ordena que o comandante geral das tropas alemãs destrua a cidade e que não deixe qualquer resquício de sua existência. Construções, monumentos, obras de arte e população deveriam ser dizimadas em uma operação cuidadosamente articulada. Quando as tropas aliadas entrassem na cidade, nada haveria para ser libertado. No limiar desse acontecimento, a noite anterior à execução da ordem, o general recebe a visita do cônsul sueco em Paris. Numa tentativa desesperada, ele busca convencer o militar a não cometer tamanho ato de insanidade.

Os acontecimentos narrados são reais, são fatos históricos e descritos no espetáculo Mona Lisa vs Adolph Hitler, nova montagem do Grupo Delírio. Edson Bueno assina direção, texto e também atua na peça. Temporada vai 30 de setembro, de quinta a sábado, no Estúdio Delírio, em Curitiba.

No espetáculo, dois homens, frente a frente, num perigoso jogo dramático, buscam convencer um ao outro. Fazer prevalecer suas convicções num momento crítico da história do mundo. Em essência, o conteúdo dessa encenação sobre um acontecimento verdadeiro é uma reflexão sobre a dissimulação e o amor pela humanidade.

Na prática, não é uma história sobre alemães e franceses ou um general alemão e um diplomata sueco. Não é sequer sobre dilemas morais – devemos ou não destruir uma cidade? É literalmente o que a convicção de um homem, através da conversa, enganando, mentindo, sendo honesto e tudo isso combinado, pode conseguir, e também que as palavras, ao contrário do que se pensa, têm o poder de acabar com as guerras e mudar o pensamento.

Café e Arte
A proposta do Estúdio Delírio é tornar o público parte da casa e, dessa forma, ficar mais próximo dos artistas e do teatro. E esse encontro já começa antes mesmo da peça, com uma boa mesa de café caseira, com pão, queijo, manteiga, bolo, café, leite e muito mais. Quem chegar antes pode tomar. E é de graça! O local ainda conta com bar para venda de bebidinhas (que inclusive podem ser degustados durante o espetáculo).

MONA LISA VS ADOLPH HITLER
13 a 30 de Setembro de 2018
Quintas, sextas e sábados – 20 horas
Domingos – 19 horas

ESTÚDIO DELÍRIO
Rua Saldanha da Gama, 69 – Centro – Curitiba – Pr
Fone: 3016-3769

Elenco
MARCOS LUIS MACIEL
EDSON BUENO
EDGARD ASSUMPÇÃO

Texto e Direção – EDSON BUENO

Iluminação – BETO BRUEL

Cenário – ROBYSOM SOUZA

Sonoplastia – CHICO NOGUEIRA

Figurinos – ÁLDICE LOPES

Design Gráfico – MARCOS MININI

Produção – GRUPO DELÍRIO CIA. DE TEATRO