Festival Internacional Denise Stoklos divulga programação


Ao longo de seis dias, o FIDS reúne diversos artistas e transforma a cidade de Irati em capital da performance

No palco, Denise Stoklos atua no espetáculo “Extinção”que foi apresentado na última edição do Festival de Curitiba. (Foto: Humberto Araújo)

A primeira edição do Festival Internacional Denise Stoklos de Solo PerformanceFIDS, acontece entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro, em Irati, na região sudeste do Paraná.

Com espetáculos, exibição de filmes, leituras dramatizadas, palestras, performances e oficinas, o evento reúne artistas locais, nacionais e internacionais, ao longo de seis dias. Toda a programação do evento é gratuita e os ingressos podem ser emitidos a partir do site oficial do FIDS: fidsfestival.com

Durante a mostra oficial do FIDS, a experimentação e provocação artística serão os eixos na condução dos trabalhos apresentados nos palcos, do Auditório Denise Stoklos e no Clube Polonês.

Entre os destaques da programação, o ator, diretor e fundador da companhia El Muererío Teatro, o argentino, Diego Starosta apresenta pela primeira vez no Brasil o espetáculo, Informe Para Uma Academia.  A mostra oficial conta ainda com os espetáculos de Denise Stoklos (PR), Júlio Adrião (RJ), Ederson Miranda (SP), e Daniela Biancardi (SP).

 

Na programação paralela, o FIDS destaca na área do audiovisual uma programação exclusiva no Brasil, com dois documentários integrais da coreógrafa, dançarina, pedagoga de dança e diretora de balé alemã, Pina Bausch, na Cinemateca Denise Stoklos e no Clube do Comércio.

Esta será a primeira vez que o público poderá assistir na íntegra a um trabalho de Pina Bauch. Pois, a organização do FIDS recebeu a autorização especial da Verlag der Autoren (Editora dos Autores, responsável pelas garantias autorais de Pina Bausch).

O Salão Sollievo recebe o ciclo de leituras dramatizadas, durante a programação paralela, com uma homenagem ao educador, jornalista e historiador iratiense, José Maria Orreda responsável por editar o primeiro livro de Denise Stoklos. No Clube do Comércio, o círculo de palestras e as oficinas, recebem os artistas da mostra oficial com temas múltiplos sobre os processos criativos de suas trajetórias e espetáculos.

Com artistas de várias regiões do país, a mostra paralela traz ainda as performances de diversos artistas, divididas em apresentações com cenas curtas e longas. Ao todo serão apresentados 12 trabalhos com propostas consistentes e de experimentação, sendo motoras e reverberadas diretamente pelos princípios e potências do método criado por Denise Stoklos: Teatro Essencial.

SOBRE O FESTIVAL

O FIDS apresenta em sua estreia no cenário da produção cultural no país, a referência criativa em Irati da solo performance, impulsionando a visibilidade do município no campo das artes. Além de ser a cidade natal de Denise Stoklos, a primeira edição é marcada pela comemoração dos 50 anos de carreira da artista, celebrado no dia 27 de novembro.

Atualmente, a solo performance é uma das vertentes efetivas em intensificar as expressões diferenciadas das artes, ao possibilitar que os artistas desenvolvam pesquisas cênicas baseada na autoria de seus processos criativos, assim como propõem o Teatro Essencial, método criado por Denise Stoklos.

Serviço | Festival Internacional Denise Stoklos de Solo Performance – FIDS

Quando: Entre os dias 27/11 e 02/12

Local: Irati (PR)

Mais informações e programação completa: http://fidsfestival.com

Entrada Gratuita

Verificar classificação indicativa no site oficial