Dois roteiros e um destino – Santa Felicidade

Santa Felicidade é uma festa – de dia ou de noite sempre tem um programa bacana para você se deliciar

 

Está pensando em dar um pulinho em Santa Felicidade para entender de onde vem a fama deste que é o mais italiano dos bairros de Curitiba? Para início de conversa, aí vai um primeiro conselho – prepare-se para uma verdadeira orgia gastronômica já que a região é conhecida por ter a maior concentração de restaurantes da cidade. Então, qualquer que seja o horário do seu passeio, obrigatoriamente terá comilança.

Um segundo conselho – seja de dia ou de noite vá confortavelmente vestido (a) porque vai passar boa parte do tempo em pé, seja caminhando pelo bucólico trecho gastronômico com pavimentação de paralelepípedos, seja dançando nos restaurantes dançantes que existem por lá.

E, o terceiro conselho é – o inverno está aí, então vá bem agasalhado. Mesmo que o sol apareça sem avisar, não se engane, o frio sempre volta no final do dia.

Então lá vão duas opções de roteiros para, afinal, você aproveitar o dia de descanso.

Roteiro 1

Com a família ou com amigos, Santa Felicidade é sempre um bom destino

Para começar o passeio logo cedo, uma das boas opções é fazer um pequeno circuito religioso:

Igreja de São José e Santa Felicidade

Igreja de São José e Santa Felicidade Foto site Arquidiocese de Curitiba

A construção começou a ser erguida em 1889 e foi finalizada em 1891. Na época era Capelania Curada Italiana de Santa Felicidade que se transformou em Paróquia São José, com as obras de ampliação. Em 2 de abril de 1937,  o espaço estava totalmente remodelado, inspirado nas igrejas do Vêneto com a disposição da torre do sino independente do volume maior, instalada ao lado dele. Outro ponto típico italiano que aparece nesta igreja é o frontão logo acima da porta de entrada.

Serviço

Os horários das missas de domingo 07:30, 09:30, 11:00 e às 19:00.

Endereço: Av. Manoel Ribas,6252  Santa Felicidade

facebook.com/paroquiasantafelicidade

 

Capela de São Judas Tadeu ou Igreja do Cascatinha

No tradicional bairro da Cascatinha, ao lado de Santa Felicidade, no alto de um terreno cercado por muitas árvores ergue-se a simpática Capela de São Judas Tadeu ou Igreja do Cascatinha, como é mais conhecida, inaugurada em 1956, a Capela de São Judas Tadeu ou Igreja do Cascatinha, como é mais conhecida.

Por sua conservação ao longo destes anos e uma arquitetura singela e original, a capela pode entrar para o seleto grupo de “tombados” e se transformar em  patrimônio histórico de Curitiba.

O caminho até à igreja é um atrativo à parte. Faça o percurso à pé para aproveitar cada detalhe que incluiu uma rua fechada que se tornou bosque novamente.  O caminho contorna uma cascata que dá nome ao rio e ao bairro Cascatinha, logo atrás do restaurante de mesmo nome. O trajeto tem ainda a passagem pela Casa dos Gerânios, um dos últimos exemplares da época da imigração.

 

Serviço

A missa acontece aos domingos às 8 horas.

Rua Ângelo Trevisan, 166

Almoços Italianos bimestrais

 

Volta no tempo

 

Foto Gazeta do Povo

 

Incluir nesse passeio um pouco de saudosismo e conhecimento, é claro, não custa nada, não é. Então, a nossa sugestão é uma visita ao recém-inaugurado Curitiba Antique Car, onde nunca se viu tanta preciosidade do mundo automobilístico junto num mesmo lugar e, o melhor, aberto ao público. Os amantes de carros de qualquer idade vão poder fazer uma viagem no tempo com essa exposição permanente que o espaço oferece. São 28 carros com destaque para os Cadillacs, Packards, Rolls Royces, uma Ferrari, um Mustang, o famoso MINI Austin (do seriado Mr. Bean) e um clássicomodelo projetado por Henry Ford.

Além disso, o espaço tem estátuas de cera de celebridades como Elvis Presley, Michael Jackson e Arnold Schwarzenegger e personalidades como Abraham Lincoln, além de um café contêiner com bar e cervejas especiais e uma loja de souvenirs. Tudo isso e mais a opção de dirigir um clássico em simulador com gráficos realistas através dos óculos Rift, no Game Project Cars.

 

Serviço

Aberto de terça a domingo das 10h às 19h.

Ingresso: R$ 35 até 30/06 (valor promocional), estudantes e idosos pagam R$ 25 e crianças de até 8 anos não pagam. Além disso, grupos de mais de dez pessoas pagam preço especial.

Endereço: Avenida Manoel Ribas, 5.026, Santa Felicidade (antiga Casa Culpi)  (41) 3086-2220

http://www.curitibaantiquecar.com.br/

 

Ai, que fome

Bom, claro que depois de um passeio destes, a barriga começa a roncar. Pois é, então prepare-se  para a melhor hora do dia. Almoço!!!!

E, creia, você está no lugar certo – no reduto da comida italiano em Curitiba.

São várias opções de restaurantes que servem o tradicional frango a milanesa, polenta frita, moela e fígado de galina, macarronada, risotos, lasagna, radicchio com bacon, scarola, caponata, gnochi, rondelli e outras massas.E muiiitas sobremesas. Todos os restaurantes do bairro são famosos também por realizar eventos como festas de casamento, formatura e de final de ano da “firma”.

Madalosso, o maior da América Latina com capacidade de 4500 lugares.Entre os mais conhecidos está o Restaurante Madalosso – o maior restaurante da América Latina onde você é convidado à conhecer a cozinha e ainda encontrar a dona Flora Madalosso servindo o risoto.

Velho Madalosso, o ambiente tem mais a cara da boa cantina italiana e no cardápio o cliente pode pedir um tortei de zucca ou uma lasanha ao molho Alfredo, e mais de 20 opções de pratos, com acompanhamento de carne.

Veneza, além do cardápio de massas e carnes, como um bom restaurante italiano deve ser, a Adega Veneza, construída em forma de castelo medieval, conta com um grande acervo de vinhos, chocolates, salames, queijos e especiarias.

Iguaçu, está aberto desde 1949, foi o primeiro restaurante da região e serve o tradicional e famoso cardápio italiano e mantendo até hoje suas origens.

 

Bacchus

 

Depois dessa orgia gastronômica, o melhor a fazer é dar uma caminhada pela avenida. Então, aproveite para conhecer as vinículas do bairro, que são conhecidas pela produção artesanal dos chamados vinhos coloniais ou “de mesa”, dos queijos e salames. Lá tudo pode ser degustado. As lojas estão concentradas na região próximas aos restaurantes e chamam a atenção pelas construções que lembram castelos medievais.

 

Vinícola Durigan

Serviço:

Segunda-feira a sábado, das 8h às 22h. Aos domingos, das 8h às 20h.

Av. Manoel Ribas, 6.169 – (41) 3272-0101.

 

Vinícola Dall’armi

Serviço

De segunda a sexta das 9h às 18h e no sábado até 15h.

Av. Manoel Ribas, 6440 – (41) 3272-1571

 

 

Vinhos Santa Felicidade

Serviço:
De segunda a sábado das 9h às 19h e domingos e feriados até 16h
Av. Ver. Toaldo Túlio, 285 – (41) 3372-1214

 

Roteiro 2

Reúna os amigos e combine uma noitada em Santa

O bairro não dorme. Nem bem acaba o burburinho do almoço, já começa a movimentação nas confeitarias para “aquele” café colonial. Os bares começam a receber os clientes para o happy hour. As pizzarias se preparam para o “delivery” e para os apaixonados por mais essa invenção italiana.

Que a gastronomia rege a alma de Santa Felicidade isso já foi dito aqui, mas saiba que existem outros programas muito bacanas para se fazer à noite por lá.

Para ajudar você a organizar uma noitada com os amigos, a gente sugere um roteiro que tem um pouquinho de tudo.

Quer começar a diversão no finalzinho da tarde? Então, a gente sempre sabe como a noite começa mas não imagina como vai acabar, é melhor fazer uma boquinha (não tem jeito, comida de novo).

Você e seus amigos podem optar por uma das confeitarias e mandar ver em um delicioso café colonial. Aí vão duas sugestões:

Café Avenida é famoso por seu delicioso café colonial com os mais diversos tipos de doces, salgados e bebidas.

Serviço

Aberto de segunda a sábado das 11h às 22h

Av. Manoel Ribas, 5647 3014-6244

https://www.facebook.com/cafeavenidasf/

 

Paniciello,  oferece os mais variados doces, salgados, folhados, pães, mini sanduíches e tortas salgadas.

Serviço

Aberto de segunda a domingo, das 6h30 às 21h.
Av. Manoel Ribas, 5965 – 41 3372-1248 / 3019-7137
http://www.paniciello.com.br/

 

Chega de comer, gente. Que tal um programa que, provavelmente seus pais ou avós adoravam fazer na juventude? Você já foi a um boliche? Num bom roteiro não podem faltar novas experiências. Em Santa Felicidade tem um dos poucos existentes nos dias de hoje.

 

Boliche Strike 7, está lá desde 1990. Além das pistas de boliche, o lugar dispõe de mesas de bilhar, karaokê e parque infantil. O preço é por hora. Vai lá fazer um strike.

Serviço

Aberto de terça a domingo à partir das 18h

Via Vêneto, 1979 – (41)3273-4970
http://www.strike7.com.br

 

E, se você e seus amigos ainda tiveram um restinho de fôlego, a melhor parte vem agora. Reserve uma mesa em um dos restaurantes dançantes de Santa Felicidade. Acredite, vocês vão se divertir noite adentro.

Toscana Restaurante-Show, tem uma programação que  mescla música mecânica, ao vivo com a banda da casa e shows com artistas nacionais em datas especiais. Com capacidade total de 800 lugares sentados, sendo 300 no salão térreo com Dj (música mecânica) e 500 lugares no salão superior com música ao vivo, ambos com pista de dança. O restaurante tem buffet e cardápio a la carte.

Serviço

Aberto de quinta a sábado, a partir das 20h00 (exceto nos dias em que se realizam eventos).

Avenida Manoel Ribas, 5761 – 41 3273-6160

www.restaurantetoscana.com.br

 

Santa República Dance Hall, para quem gosta de dançar ao som de bandas e dj, a pista principal tem espaço de sobra para se divertir. Na Biliard Snooker Room, os freqüentadores podem aproveitar para dar uma pausa na balada e relaxar num jogo com os amigos. Já o Cantare Singging Room é um espaço mais reservado, exclusivo para festas e eventos. Em todos os ambientes, a casa oferece um cardápio completo de petiscos, porções, saladas e também refeições a la carte. No Santa República, cada ambiente traz uma identidade única.

Serviço

Aberto de quarta a sábado a partir das 21h

Av. Manoel Ribas, 5692 – (41) 3272-1158

http://www.santarepublica.com.br

 

Informação é tudo

Para garantir que a sua programação seja um sucesso, procure fazer as reservas com antecedência. Bacana é ter em mãos o guia Curta Santa Felicidade que traz mais de 50 estabelecimentos nas áreas de culinária, cultural, artesanato, vinhos, cafés e chocolates.

A publicação foi lançada com o objetivo de divulgar e valorizar as atividades desenvolvidas na região para turistas e visitantes. Além da versão impressa, também estará disponível em breve a versão digital no site da Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade – Acisf

Av. Manoel Ribas, 5590, Cj 07 e 08 – 41 3016-4705
http://wwwacisf.com.br

 

Monalisa Beer

Olá, sou a Editora de conteúdo do Eu Amo Curitiba. Sou sensata e discreta. Tenho em Dalton Trevisan minha inspiração em marketing pessoal. Sou fã de carteirinha de rock e da banda Kiss. Adoro os filmes do Zorro e alimento um paixão secreta pelo indefectível Julinho da Adelaide. Muito prazer, meu nome Monalisa Beer.