Curitiba tem um modelo inovador de educação inclusiva – Mundo para todo mundo

A infraestrutura do CEI Mundo para Todo Mundo beneficia 50 crianças, em especial aquelas que possuem algum tipo de deficiência.

A inclusão social em todas as suas formas é um dos grandes desafios da sociedade e sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer. Sabemos também que o processo tem como ponto de partida a escola.

No Brasil, a política nacional para a integração da pessoa portadora de deficiência começou a dar os primeiros passos há apenas 30 anos, quando em 1988  a Constituição Federal é promulgada e estabelece a educação como um direito de todos, como garantia do pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. Define ainda,  igualdade de condições de acesso e permanência na escola como um princípio. Por fim, determina que a educação é dever do Estado que deve oferecer o atendimento educacional especializado (AEE), preferencialmente na rede regular de ensino.
Mesmo com as garantias conquistadas desde então e a implantação das normas na rede de ensino, pública ou privada, o que se desenha para os cidadãos portadores de deficiência é bem diferente. E, as barreiras já se apresentam no início da vida escolar.

A cidade de Curitiba possui cerca de 340.000 crianças de 0 a 6 anos de idade, das quais estima-se que, no mínimo, 5% delas tenha algum tipo de deficiência, correspondendo ao total de 17.000 crianças.

Com a falta de vagas de educação infantil para a população carente é ainda bastante significativa e a situação se agrava ainda mais para as famílias que tem filhos com deficiência nesta faixa etária. Cerca de 40% de todas as crianças e todos os adolescentes que estão fora da escola são meninos e meninas com deficiência, formando um contingente de excluídos do sistema educacional regular.

Diante dessa realidade, surgem ações promissoras capazes de suprir parte do problema e chegam como um alento para um camada substancial da população.

Uma dessas iniciativas está aqui em Curitiba e que temos o orgulho de iclui-la na nossa lista do bem  Sementes de Amor é o trabalho desenvolvido pelo Centro de Educação Infantil Mundo para todo Mundo (CEI -MPTM).

Mantido pela Unilehu, o CEI MPTM, é um projeto educacional e uma experiência bem sucedida de educação inclusiva em Curitiba. Sua atuação é pautada na habilidade técnica e social que oferece uma educação de qualidade a todas as crianças matriculadas, em especial aquelas que possuam qualquer tipo de deficiência (auditiva, visual, física, intelectual ou múltipla).

A infraestrutura do CEI Mundo para Todo Mundo beneficia 50 crianças, em especial aquelas que possuem algum tipo de deficiência. Lá, crianças com idades entre 2 e 6 anos são atendidas em período integral das 7h30 às 17h30. Com caráter social e comunitário suas vagas são exclusivamente destinadas a crianças em condições de vulnerabilidade social.

Diferenciado pela sua estrutura, suporte técnico e metodologia de ensino, o CEI Mundo para Todo Mundo é a concretização de uma ação educacional inclusiva que respeita os ritmos e modos de aprendizagem de todos os alunos mesmo que sejam muito diferentes e no mesmo espaço, sendo esta a origem da proposta inovadora deste projeto.

Atualmente o projeto atende em período integral 50 crianças de 2 a 6 anos, divididas em 5 turmas. São oferecidos o material didático pedagógico e os uniformes, além de 4 refeições.As mensalidades são subsidiadas de acordo com a condição de vulnerabilidade social da família.

O projeto foi criado em agosto de 2016 e seu sucesso  é garantido pela participação de empresas parceiras que apostam na educação inclusiva.

 

Como participar e ser tornar uma empresa  “Amiga do Mundo”

Investir em ações de responsabilidade social focadas na educação é o caminho que muitas empresas têm escolhido para contribuir no desenvolvimento social do país.

O CEI Mundo para Todo Mundo se mantém graças à doações oriundas de 1% do imposto sobre lucro real devido pelas empresas ao Fisco, realizadas por meio do COMTIBA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Prefeitura Municipal de Curitiba, no qual a instituição possui projeto devidamente aprovado para este fim.

Estes recursos são referentes às despesas de pessoal, alimentação, uniformes, materiais didáticos, entre outras necessidades do atendimento infantil.

Ao doar qualquer valor para o CEI Mundo para Todo Mundo, a empresa passa a ser reconhecida como mobilizadora da educação inclusiva em Curitiba, e homenageada com a titulação Amiga do Mundo, tendo a sua marca divulgada em todo o material de divulgação do projeto e em espaço de destaque nas dependências do Centro Infantil pelo prazo de um ano.

Para consolidar a contribuição, a empresa deve informar o valor a ser doado, assinar o termo de parceria de Empresa Amiga do Mundo e realizar a doação por intermédio do COMTIBA.

Para isso, acesse o site http://criancaquerfuturo.curitiba.pr.gov.br/ clique na opção Quero Doar, selecione a opção EntidadesRelação de Projetos Aprovados, encontre o nome da Unilehu – e o projeto Mundo para Todo Mundo em Ação, preencha seus dados e emita o boleto para pagamento.

Para obter informações e esclarecimentos adicionais sobre esta proposta entre em contato com [email protected] ou pelos telefones: (41) 3333.6464 | (41)3153-6204|

(41) 9 9201-2155.

As doações também podem ser feitas por pessoa física. Saiba mais no site

O Centro de Educação Infantil Mundo para Todo Mundo (CEI MPTM) fica no Boqueirão, na rua Hipólito da Costa, 2252

Sobre a Unilehu

A Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana é uma organização do terceiro setor que tem por missão principal tornar possíveis iniciativas sociais que façam a inclusão acontecer.

A partir da sede em Curitiba-PR, a instituição atua em todo território nacional, realizando ações sociais em prol de pessoas e grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Com o Programa Mais Eficiência, a Unilehu viabiliza o cumprimento da Lei de Cotas, trabalha pelo desenvolvimento da empregabilidade das pessoas com deficiência e prepara empresas para que elas se tornem aptas para a inclusão destes profissionais além de,  mobilizar a sociedade para a valorização da diversidade.

A organização é formadora de aprendizagem profissional com o Programa Mais Aprendiz que, através de parcerias estratégicas com empresas, é responsável pelo desenvolvimento profissional de jovens com e sem deficiência que estão em busca de uma oportunidade e de um futuro melhor.

Com programas como o Supera, de geração de renda, o Centro de Educação Infantil Mundo Para Todo Mundo, escola de educação inclusiva para crianças de 2 a 5 anos, e o Instituto de Promoção do Paradesporto (IPP), a Unilehu aprimora ações para a formação integral do público atendido e ampliamos nossa atuação na sociedade.

Para entrar em contato: Rua Tamoios, 1500 – Portão – (41) 3333.6464

www.unilehu.org.br

Monalisa Beer

Olá, sou a Editora de conteúdo do Eu Amo Curitiba. Sou sensata e discreta. Tenho em Dalton Trevisan minha inspiração em marketing pessoal. Sou fã de carteirinha de rock e da banda Kiss. Adoro os filmes do Zorro e alimento um paixão secreta pelo indefectível Julinho da Adelaide. Muito prazer, meu nome Monalisa Beer.