Inverno chegou: saiba como se prevenir das baixas temperaturas

Atividades físicas, hidratação e boa alimentação são fundamentais para encarar a estação

O inverno chegou e com ele os problemas característicos da estação que mais afeta o nosso corpo. Esta semana Curitiba registrou temperaturas muito baixas com muita chuva e ainda princípios de geada. Talvez uma prévia do que está por vir. Para evitar as doenças decorrentes dessas mudanças bruscas na temperatura, alguns cuidados são importantes, especialmente para as crianças e os idosos. Então o site Eu Amo Curitiba preparou algumas dicas para quem quer aguentar o tranco com bastante energia e saúde.

Quando o corpo, acostumado ao calor, precisa rapidamente se habituar a uma temperatura menor, o risco de desenvolver uma infecção ou alergia aumenta, de acordo com Renato Nisihara, professor de imunologia da Universidade Positivo.

“Nosso corpo funciona de uma forma nas temperaturas frias, com um gasto energético para manter o corpo aquecido. Quando a temperatura aumenta, o gasto energético é outro e essa amplitude pede por uma adaptação do organismo, gerando um desgaste. Essa compensação do organismo afeta o sistema imunológico”, reforça o médico.

Como resultado, infecções por vírus e alergias, como as conhecidas bronquites e asmas, podem ser desencadeadas pela temperatura mais fria. Associado ao sistema imunológico mais enfraquecido, o sistema respiratório e o cardíaco são alguns dos que mais sofrem.

Saiba como se prevenir:

– Faça atividades físicas regulares, para manter o organismo sempre preparado a qualquer adaptação;

– Alimente-se adequadamente para ter todas as vitaminas, minerais e nutrientes em alta;

– Hidrate-se, independentemente da temperatura;

– Leve sempre um agasalho e guarda-chuva. Em Curitiba, nunca se sabe.

Leandro Bertholini

Leandro Bertholini é jornalista, ator, dramaturgo e roteirista com ampla experiência na área de produção cultural. É formado em jornalismo pelas Faculdade Integradas Hélio Alonso (RJ) e pós-graduado em Jornalismo de Políticas Públicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É fundador e produtor da Companhia de Teatro Autoral do Rio de Janeiro, grupo teatral que já percorreu mais de 30 cidades em 10 estados brasileiros. É autor do premiado espetáculo “As Mulheres da Rua 23”, vencedor de diversas categorias nos principais festivais de teatro do país. Pela dramaturgia e atuação no espetáculo recebeu 27 prêmios e mais de 30 indicações em festivais nacionais. Foi professor de interpretação no Teatro Miguel Falabella (RJ) e oficineiro em diversos eventos e festivais de teatro. Leandro Bertholini formou-se na escola de Teatro O Tablado e atualmente integra a Cia do Abração de Curitiba/PR, onde também ministra aulas de interpretação e criação teatral. Aqui no Eu Amo Curitiba, Leandro Bertoholini vai falar sobre o que está acontecendo no campo das artes e contar tim-tim por tim-tim o que "tá rolando" na cidade e o melhor do entretenimento e gastronomia.