4 Gelaterias para você conhecer em Curitiba

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?

Difícil quem não goste de um belo sorvete, não é mesmo? São muitos os tipos de sorvetes que vão dos mais simples e artesanais aos mais complexos e requintados.

É sorvete, sorbet ou gelato? Você sabe diferenciá-los?

  • Gelato italianos: São produzidos normalmente de forma artesanal com produtos frescos e in natura. O Gelato não leva em sua composição aromatizantes industriais, conservantes industriais, emulsificantes ou corantes. A base liquida é composta de água e açúcar acrescido de leite e a fruta (sabor) desejada. A quantidade de açúcar utilizada é inferior ao utilizado nos sorvetes populares. A temperatura que o gelato é mantido e servido é superior à do sorvete, entre -12°C e -14° O que proporciona a diferença na textura e na cremosidade, sem contar que quanto mais gelada a comida menos gosto você pode sentir
  • Sorbet: O sorbet não leva leite em sua composição. Sua consistência é parecida com a da raspadinha, ou seja, pequenos cristais de gelo que se misturam com o sabor que foi adicionado. A temperatura de conservação gira em torno de -20°C. Não possui gordura e seu processo de fabricação é parecido com o gelato.
  • Sorvetes populares: Os sorvetes normalmente são produzidos de forma industrial e são acrescidos de aditivos químicos, conservantes emulsificantes e corantes sintéticos. A Base liquida é composta por agua e com uma quantidade significativa de açúcar. A temperatura de conservação gira em torno de -20°C a 25°C, o que faz o sorvete perder cremosidade.

Bem, agora você já sabe as diferenças entre sorvetes populares, sorbet e gelato. Se você procura um produto de alta qualidade, com valor nutritivos, que use poucas gorduras, sem a adição de aromatizantes, conservantes e corantes, opte sempre pelo gelato ou sorbet. Se você está se perguntando onde podemos encontrar os gelatos em Curitiba, seguem quatro dicas bacanas:

Bacio di Latte

A Bacio di Latte inaugurou no dia 08 de dezembro de 2017 e já vem criando muitos admiradores. O nascimento desta galeteria veio pelas mãos dos irmãos milaneses Edo e Gigi que trouxeram consigo as tradicionais receitas de gelatos italiano. Sua primeira loja nasceu em janeiro de 2011 localizada na rua Oscar Freire, em São Paulo. O sucesso foi tamanho que já possuem mais de 83 pontos entre lojas e quiosques distribuída pelo Brasil e Estados Unidos. O cardápio conta com diversas opções de sabores e o mais interessante é que possuem além dos gelatos tradicionais, opções sem lactose, sem glúten, vegano e diet.

Endereço: Avenida do Batel, 1868, Shopping Batel, Piso L3

Horário de funcionamento: Horário do Shopping.

Telefone: (41) 3069 – 8301

Bacio Gelato

O Bacio Gelato é uma gelateria que veio de Milão, que além de oferecer os gelatos, também uma serie de sobremesas que levam gelatos, além de bebidas, trufas e etc. O cardápio possui mais de 50 opções de gelatos.

Endereço: Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 1166, Batel

Horário de funcionamento: Terça a domingo das12:00 às 20:30. Segunda-feira não abre.

Telefone: (41)  3223-6423

Bertoni Gelateria

 

A Bertoni Gelateria possui um bufê de gelatos e sorbet francês variados, com fabricação artesanal. Seu cardápio possui mais de 100 sabores, sendo trocando periodicamente. O bacana da marca é que alguns gelatos possuem nomes de filmes. Alguns sabores podem parecer exóticos, mas acreditem, são deliciosos. Vale a pena dar uma chance para alguns sabores que desconhecemos como por exemplo o de Gorgonzola Doce. A gelateria já conta com 3 estabelecimentos. Na unidade do Cristo Rei, possuem espaço para o café, também estilizado com o tema filmes: o nome é a BatCaverna Cafés Especiais.

Loja 1 – Cristo Rei

Endereço: Rua Francisco Alves Guimarães, 149

Horário de funcionamento: Terça a domingo das 13:30 às 20:00. Segunda-feira não abre.

Telefone: (41) 3018-5389

Loja 2 – Alto da XV

Endereço: Rua Camões, 515

Horário de funcionamento: Segunda á domingo 12:30 às 18:00.

Telefone: (41) 3086-2085

Loja 3 – Mercado Sal

Endereço: R. Itacolomi, 1515 – Portão

Horário de funcionamento: Terça a domingo das 11:00 às 23:00. Segunda-feira não abre.

 

L’Arte di Gelato

A Gelateria abriu em janeiro e é inspirada nas sorveterias da Itália. Possuem diversos sabores de gelatos, sendo dos sabores clássicos até aos mais diferentes sabores.  Se você é fã de “doce não tão doce” essa é uma ótima opção de gelatos, pois a loja é conhecida por adoçar menos seus sorvetes, já que o açúcar utilizado é o de milho, que não é tão marcante quanto o açúcar proveniente da cana de açúcar. O estabelecimento tem sua vitrine de frente para a calçada.

Endereço: Al. Prudente de Moraes, 1281

Horário de funcionamento: Segunda a domingo das 11:00 às 18:30.

Telefone: (41) 3016-6007

 

Foto: Todas as fotos são retiradas da Internet

Carla Dias

Carla Emily Dias “Carlinha”, curitibana, formada em Gastronomia pela Universidade Positivo de Curitiba e com diversos cursos na área. “Desde criança me encantei pela cozinha observando minha mãe cozinhar. Ao conhecer a Gastronomia Funcional ao longo dos cursos, me apaixonei e, desde então, procuro me atualizar para descobrir a funcionalidade dos alimentos em nossos corpos e como adaptar esses benefícios em receitas inovadoras”.

Carla escreve para a Coluna “Vina Grelhada” com foco naqueles que buscam uma alimentação saudável e saborosa, substituindo a “vina no prensadão” por opções mais funcionais.