Parto Delas – Sementes a espalhar

Com uma arma poderosa, a fotografia, a jornalista e fotógrafa Luciana Zenti vem registrando cenas de partos humanizados em maternidades públicas de Curitiba

Algumas iniciativas sociais tem o poder de despertar em nós a reflexão e outros o de resgatar a nossa desgastada esperança. Esse é o caso do projeto Parto Delas que acompanha as maternidades públicas que implantaram o parto humanizado no atendimento às suas parturientes.

O trabalho desenvolvido pelo projeto é disseminar os bons exemplos na saúde pública para que mais instituições adotem essa prática. Inspirar outras maternidades e sensibilizar nossos governantes de forma que esse atendimento de excelência passe a ser a regra e não a exceção no acesso à saúde da grande massa invisível de mulheres que é atendida todos os dias pelo Sus.

Com uma arma poderosa, a fotografia, a jornalista e fotógrafa Luciana Zenti vem registrando os momentos vividos por essas mulheres dentro da maternidade.

A fotógrafa conta que Maternidade Bairro Novo foi primeira convidada a participar do projeto. “A maternidade tem se dedicado nos últimos anos a humanizar nascimentos e é referência para o Ministério da Saúde. Graças à determinação de profissionais engajados e ao investimento do poder público, essas mulheres tiveram acesso a um parto respeitoso, que segue as melhores práticas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde. Eu não levanto bandeiras, eu levanto imagens. Acredito que as fotos de um parto respeitoso podem contribuir para mudar a realidade obstétrica no Brasil, que ainda insiste em tirar da mulher seu papel de protagonista”, declara Luciana Zenti.

Segundo a idealizadora do projeto, a história começou com um questionamento. Seria possível ter um parto humanizado no Sus? E assim, concentrou suas energias na ideia de fotografar os partos humanizados em  maternidades públicas.

Dente-de-leão…” jamais termina meu caminhar ” (Andança)

Em 2015, a moça, participou do Workshop de Fotografia de Parto Humanizado da empresa Além D´Olhar, referência em fotografia de nascimento no Brasil. Em 2016, participou do curso de imersão A Arte da Parteria, com Naoli Vinaver. Luciana Zenti é  certificada como doula pelo Grupo de Apoio à Maternidade Ativa – Gama.

Em 2017, Luciana venceu o concurso internacional de fotografia de parto Elevate Image Competition, realizado nos Estados Unidos. Além do primeiro lugar na categoria Trabalho de Parto, recebeu uma distinção pela foto premiada.

Com esta iniciativa, a fotógrafa integra rede nacional de fotógrafos de parto Hora Dourada que tem o compromisso de disseminar informação de qualidade a respeito do parto humanizado.

Assim, não é por acaso que o símbolo do projeto é um dente-de-leão, aquela florzinha que se espalha com um simples assopro. E segundo Luciana, este tem sementes que precisam ser espalhadas.  

Se você achou que esse é o caso do Projeto Parto Delas, dê um clique  aqui e ajude Luciana Zenti a levar a foto abaixo para uma exposição que vai rodar três super eventos sobre humanização do parto. 

Foto vencedora do prêmio Elevate Image Competition e que agora concorre ao prêmio da Exposição Fotográfica Porta Dourada

Para saber mais

Contato

Luciana Zenti

Monalisa Beer

Olá, sou a Editora de conteúdo do Eu Amo Curitiba. Sou sensata e discreta. Tenho em Dalton Trevisan minha inspiração em marketing pessoal. Sou fã de carteirinha de rock e da banda Kiss. Adoro os filmes do Zorro e alimento um paixão secreta pelo indefectível Julinho da Adelaide. Muito prazer, meu nome Monalisa Beer.