Prédios de Curitiba – Elgson Ribeiro Gomes

 

Um dos arquitetos que tem uma obra marcante na paisagem urbana de Curitiba e que estará presente no livro Prédios de Curitiba é Elgson Ribeiro Gomes.

Elgson nasceu em Florianópolis em 16 de novembro de 1922. A família, de poucos recursos, mudou-se para Curitiba no esforço de sua mãe para ver o filho formado em uma profissão. Durante o primeiro ano do curso de Engenharia Civil da UFPR em 1940, Elgson trabalhou como apontador de obras na Construtora Surugi & Colli. O curso de engenharia Civil procurava suprir o conhecimento de arquitetura através de uma única disciplina, Construção de Edifícios: Arquitetura.

Em 1946, tendo já concluído o curso de engenharia Civil e ainda não satisfeito com sua formação, foi para São Paulo dedicar-se à Arquitetura, matriculando-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackensie. Elgson conheceu Adolf Franz Heep na Associação Paulista de Belas Artes onde procurava aprimorar-se no desenho, antes de voltar ao curso de arquitetura, influenciando em definitivo a sua carreira. A colaboração entre os dois durou quase dez anos, de 1950 a 1959 (um ano depois da conclusão de seu curso de Arquitetura).

Em Curitiba diversos prédios de sua autoria são verdadeiros ícones que nos lembram a todo momento que estamos na nossa cidade. Nesse post publico fotos dos edifícios Banrisul, Paraná, Canadá, Gemini, Alvorada, Provedor André de Barros, Itália, Barão do Cerro Azul, Leonor Moreira Garcez e Souza Naves.

E lembrem-se, no dia 29/08 às 19:00 será lançado o livro Prédios de Curitiba no Paço da Liberdade.

Washington Takeuchi

O engenheiro elétrico Takeuchi, sempre se interessou por fotografia. Foram várias câmeras e muitas histórias registradas através do olhar treinado pelas referências colecionadas ao longo da vida. Estudou na Omicron Escola de Fotografia. Mantém como projeto autoral desde 2009 o blog Circulando por Curitiba, onde diaria e ininterruptamente publica suas fotografias, tendo sempre a cidade de Curitiba como o fio condutor. Teve fotos publicadas em livros, jornais, revistas e sites. Realizou em 2015 a exposição individual Circulando pela Arquitetura Modernista de Curitiba na Carmesim Espaço de Arte e Design, que passou também pela UTFPR, Shopping Jardim das Américas, Edifício Anita e Uninter. Material que rendeu o livro de mesmo título. Com sua inseparável câmera vai nos conduzir para todo canto e nos contar histórias da cidade de um jeito muito peculiar. Ah, sorte nossa porque Washington Takeuchi assina a coluna de fotografia do nosso site, chamada "Além do Olhar".