Rolê no Juvevê by Mariana Martins

Que tal dar um rolê no Juvevê? Eu te garanto que tem muita coisa pra ver e pra fazer!

 

Transporte: a pé ou de bike.

Quando: qualquer dia da semana (com exceção da feira de sábado).

O Juvevê  é daqueles bairros que “tem vida”. Além de muito charmoso e tranquilo para morar e passear sem compromisso, tem um “agito” diferente, onde acontece de tudo um pouco: feiras, cafés, lojas de decoração, vinhos, massas, confeitarias, chocolates, cervejas especiais, pracinhas, açougue, bistrôs, produções locais e tradicionais coladas com estabelecimentos bem modernos. Um bairro arborizado, cheio de rotatórias que te levam a cantinhos e lugares super especiais. O Juvevê é um lugar onde pessoas criativas, de bom gosto, empreendedoras e apaixonadas por Curitiba têm se instalado. Um pouco europeu, um pouco vanguardista, um pouco pacato, um pouco família, um pouco provinciano e ao mesmo tempo cosmopolita, ou seja, um pouco de tudo que aparenta Curitiba! Um bairro para, com certeza, incluir no roteiro, tanto de dia, quanto de noite. Essas dicas que preparei pra vocês são de uma pessoa “suspeita” para falar do bairro que mais ama em Curitiba. São lugares que frequento, conheço e indico com propriedade. E mesmo assim, quero dizer que isso é só um pouco do que você pode conhecer no seu rolê pelo Juvevê, que tem ainda mais opções do que fazer!

 

FEIRAS:

Todo sábado

Vou começar falando das duas feiras que acontecem no bairro, uma que, sem dúvidas, é uma das melhores e mais frequentadas feiras de Curitiba. Conhecida como “Feira do Alto da Glória” ou chamada alguns moradores de “Feira do Juvevê”, pois acontece na  Rua Alberto Bolliger, que corta os dois bairros. Nessa feira encontra-se de tudo um pouco: frutas, verduras, plantas, laticínios, peixes, carnes, orgânicos e o tradicionalíssimo pastel com caldo de cana. Ao lado da feira, alguns já aproveitam o passeio para almoçar a tradicional feijoada no Bar do Dante.

Bar do Dante – colado na Feira – o bar mais conhecido do bairro com um cardápio extenso de petiscos, opções de almoço e jantar, feijoada aos sábados.

Endereço: Rua Conselheiro Carrão, 194 – Alto da Rua XV | Fone: (41) 3078-4820
Horário de funcionamento: de terça à sábado das 9h às 20h.
Página no Facebook: https://www.facebook.com/BarDoDante/

Esporádica

Outra feira que acontece com uma frequência mensal é a Feira Gastronômica do Alto Juvevê que acontece na Praça Brigadeiro Mário Eppinghauss. Geralmente são dois dias de feira com muitas barraquinhas de comidinhas e bebidas especiais. Você pode acompanhar as próprias edições através da página do evento no facebook: https://www.facebook.com/AltoJuveveGastronomia/.


CAFÉS, BISTRÔS E CONFEITARIAS:

Nessa parte o Juvevê não deixa a desejar pra bairro nenhum! É uma perdição com tantas opções deliciosas. Confira:

A Familiar – de família tradicional de Curitiba, é famosa por diversas opções de salgados e doces, mas principalmente pelos carros chefes: os folhados e as bombas.

Endereço: Rua Rocha Pombo, 377 – Juvevê | Fone: (41) 3353-6161 (com delirery)
Horário de funcionamento: de terça a sábado das 9h às 20h.
site: www.afamiliar.com.br

Grué Chocolateria – um charme de café onde você é atendido pelas donas e por atendentes muito carinhosas. O chocolate quente belga é um dos melhores que já experimentei (ele vem com mini marshmellos fofíssimos), as tortas, os chocolates e todos os cafés e cappuccinos são maravilhosos e muito bem feitos.

Endereço: Rua Alberto Bolliger, 754 – Juvevê | Fone: (41) 3352-5586
Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 10h às 19h e sábado das 10h às 18h.

Fada Formiga Doceria Artesanal – pense num lugarzinho charmoso que lembra a casa de doces de João e Maria! Sim, Fada Formiga é uma experiência de conto de fadas com café e doces feitos com muito carinho de forma artesanal. Visita imperdível para um docinho depois do almoço ou no final da tarde.

Endereço: R. Machado de Assis, 526 – Juvevê | Fone: (41) 3527-2260
Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 12h30 às 19h30 e domingo das 14h às 18h.
Site: http://fadaformiga.blogspot.com.br/

Papôla Bistrô Café – um bistrô cheio de plantas e delícias com uma dona que é pura simpatia para atender! Tem um brunch bem especial, com um Egg Benedict maravilhoso (ver foto). A proprietária ainda garante que o seu Red Velvet Cake é o melhor de Curitiba! Dá pra almoçar também!

Endereço: Rua Barão dos Campos Gerais, 355, loja 38 – Juvevê (faz parte do Shopping Royal Center) | Fone: (41) 3512-4904
Horário de funcionamento: de terça a sexta das 10h30 às 19h e sábado das 09h às 16h.
Página no Facebook: https://www.facebook.com/pg/papolabistrocafe

Moka Clube e lado da Morumbi Barbearia – essa dica vale principalmente para os homens! Claro que o café é para todos, mas fica a minha dica pros meninos curtirem dois espaços ao mesmo tempo, uma barbearia bem bacana e um café torrado na hora!

Moka Clube: Rua Barão dos Campos Gerais, 372 | venda online: https://mokaclube.com.br

Marumbi Barbearia: Rua Barão dos Campos Gerais, 346 loja 02 | Fone (41)3155-0048
Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 10h às 20h e sábado das 08h às 18h.
Página no Facebook: https://www.facebook.com/pg/barbeariamarumbi

Empanadas Dom Hugo – sem dúvidas, uma das melhores empanadas argentinas que já comi. Um lugar para aquele café da tarde ou mesmo uma jantinha com café, empanadas e alfajores deliciosos. Dá pra encomendar também. Minha sugestão é provar a empanada tradicional com recheio de carne moída e uva passas.

Endereço: Rua Machado de Assis, 322 – Juvevê | Fone: (41) 3089-7970
Horário de funcionamento: de terça a domingo das 17h às 22h
Site: http://www.empanadasdonhugo.com/

Miss Cup Cake – Foto: Mariana Martins

 

Miss Cup Cake – cafés maravilhosos com várias opções de cup cake. Tem sanduiches e salgados também. Mas o carro chefe nem preciso dizer o que é né!

Endereço: Rua Barão Campos Gerais, 605 – Juvevê | Fone: (41) 3538-9284
Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 12h às 19h
Site: http://www.misscupcake.net/

 

 

 

 

 



BARES, RESTAURANTES E CERVEJARIAS:

Essas são algumas dicas, mas claro que o bairro tem muitos outros restaurantes e pizzarias maravilhosos. Na Rua Rocha Pombo, por exemplo, é um seguido do outro.

Rock’a Birra Empório de Cerveja: O Rock’a Birra é um empório de cervejas dedicada as melhores cervejas artesanais, chopp, growlers (venda e abastecer), discos de vinil, snacks, presentes. Um lugar muito bacana pra visitar, comprar coisas legais e sentar para experimentar várias cervejas.

Endereço: Rua Augusto Stresser, 406 – Loja 1 (faz parte do Shopping Royal Center) | Fone: (41) 3053-8453
Horário de funcionamento: de terça a sexta das 13h às 21h e sábado das 11h às 18h.
Site: http://www.rockabirra.com.br/

Clube do Malte:
Uma cervejaria que serve hambúrguer e sábado tem musica ao vivi, geralmente Rock! Um bar bem legal pra combinar um happy hauer ou mesmo pra marcar com os amigos pra papear. Também é um site com e-commerce e aplicativo.

Endereço: Rua Rocha Pombo, 265 – Juvevê | Fone: (41) 3598-9313
Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 10h às 00h
Site: https://www.clubedomalte.com.br/

Paraguassu – Foto: Mariana Martins

Paraguassu – Famoso pela picanha, mas também serve feijoada no sábado e sopas no inverno, com um custo benefícios muito bom! E o lugar é muito agradável! Veja o post do blog Vina Grelhada sobre o Paraguassu, clique aqui.

Endereço: Rua Machado de Assis, 525 – Juvevê | Fone: (41) 3029-1020
Horário de funcionamento: de terça a sexta das 11h30 às 15:30 e 18h às 23:h, sábado das 11h30 às 16h
Site: http://www.paraguassugrelhados.com.br/

Armazém 71 – um lugar para “quase” todas as horas. Tem queijos e vinhos, petiscos, pães e itens para você comprar e receber amigos em casa, além de um cardápio muito saboroso com pratos de chef, mas com custo benefício compensador. Fica aberto até tarde e agora conta com buffet por quilo.

Endereço: R. Rocha Pombo, 246 – Juvevê | Fone: (41) 3030-4971
Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 10h às 23h e domingo das 10h às 20h.
Site: http://www.armazem71.com.br

 

 

Mangiare Felice – Foto: Mariana Martins

Mangiare Felice – Restaurante Italiano tradicional de Curitiba. Tem o melhor Oswaldo Aranha que conheço e um dos melhores bifes parmegianas. O custo benefício é muito bom e se um dia você for no seu aniversário, peça a “surpresa” aos garçons que cantam e fazer fazem a tradicional batida das bandejas! É bem divertido! Além disso, o teto do restaurante é cheio de camisas oficiais de times de futebol de todo o mundo.

Endereço: Rua Rocha Pombo, 397 – Juvevê | Fone: 3252-8866 (com delivery)
Horário de funcionamento: de terça a sexta das 11h30 às 15h e das 19h à 00h, sábado das 11h30 às 17h e das 19h à 02h.
site: www.mangiarefelice.com.br

 

 

 

 


COMPRAS:

O Juvevê tem muitas lojinhas legais, tanto de moda, como de decoração e tudo mais que você possa imaginar. Eu incluí no roteiro as que eu conheço e adoro:

Sapatilha Colorida, Mamavie e Adoro Saias: marcas curitibanas de alto nível em design e bom gosto. As sapatilhas, botas e calçados (unissex) são lindos, cheio de estilo e muito confortáveis e ainda tem uma linha de calçados veganos! A Mama Vie é uma grife de bebes e crianças e ainda vende peças do mesmo tecido para as mamães combinarem com os filhos. É tudo muito lindo. E na loja você ainda encontra a marca Adoro Saias com coleções e tecidos exclusivos.  Todas elas vender e-commerce, mas vale muito a pena visitar a loja e segui-los no facebook,  porque sempre tem eventos na calçada da loja com food trucks, música e promoções.

Endereço: Rua Barão de Guaraúna, 374 – Juvevê | Fone: (41) 99132-4376
Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 11h às 19h e sábado das 09h às 14h.
sites:
http://www.sapatilhacolorida.com.br/
http://www.adorosaias.com.br/
http://mamavie.com/

 

Sensorial – uma loja cheia de mimos, objetos de decoração, peças indianas e badulaques que você fica perdidamente louco de vontade de comprar um monte de coisas pra sua cada ou pra dar de presente.

Endereço: Rua Alberto Bolliger, 420 – Loja 28 – Juvevê (faz parte do Shopping Royal Center) | Fone: (41) 3024-7722
Horário de funcionamento: de terça a sexta das 10h às 19h e sábado das 09h às 18h.

Elleganz Body & Home – várias marcas de cremes, aromatizantes, sabonetes. Ótima opção para consumo próprio e presentes.

Endereço: Rua Alberto Bolliger, 420  – Juvevê (faz parte do Shopping Royal Center) |
Horário de funcionamento: de terça a sexta das 10h às 19h e sábado das 09h às 18h.

Coletanea – Objetos lindíssimos de decoração para a sua casa ou para presentear alguém.

Endereço: Rua Augusto Stresser, 260 – Alto da Glória | Fone: (41) 3026-1755
Horário de funcionamento: de terça a sexta das 10h às 18h e sábado das 10h às 14h.
Página do Facebook: https://www.facebook.com/LojaColetanea/

Raiana – uma boutique para as mulheres se perderem. O atendimento é muito especial e as roupas são escolhidas a dedo para que tenha exclusividade em diversas marcas descoladas do Brasil.

Endereço: Rua Augusto Stresser, 57 – Alto da Glória. Fone: (41) 3243-4758
Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 10h às 19h e sábado das 09h às 13h30.
site: http://www.raiana.com.br/



FÁBRICAS HISTÓRICAS:

Dois lugares que você não pode deixar de visitar quando estiver no Juvevê ou Alto da Glória (um bairro é coladinho com o outro) é a Casa de Chocolates Schimmelpfeng (mais de 35 anos de existência) e a Villa Anna Biscoitos Caseiros (desde 1907). As duas são fabricantes locais (dá para visitar a fábrica) com lojas de venda para o varejo. Os dois ambientes são lindos e históricos. Vale a visita, a degustação e as compras, pois são chocolates e biscoitos maravilhosos.

Casa de Chocolates Schimmelpfeng: Rua Augusto Stresser, 35 – Alto da Glória | Fone: (41) 3252-1323
Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 10h às 22h e domimgo das 14h às 20h.
Site: www.casadechocolates.com.br

Villa Anna Biscoitos Caseiros: Rua Constantino Marochi, 559 – Alto da Glória | Fone: (41) 3252-30334
Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 08h às 18h.
Site: http://villaanna.com.br/

 

Quer conferir mais roteiros pra amar Curitiba? Clique aqui.

Mariana Martins

Radialista, Atriz e Produtora. Mariana Martins dirige sua Produtora, a Pequena Mari Produções e encabeça o Projeto "Eu Amo Curitiba". Além da gestão geral, escreve posts, faz coberturas de experiências, mídias sociais, é responsável pela elaboração de projetos e parcerias. Paralelo à isso, é supervisora geral da Banda B e apresenta seu programa na rádio "Mariana Martins Fala Sério", ao vivo pela rádio, facebook, instagram e youtube - @marianamartinsfalaserio todas as terças e quintas, às 11h30. Para sugestões de pauta e releases, envie e-mail para: [email protected] | Outros assuntos: [email protected]