Saiba o que é o Kefir e quais os seus benefícios.

Olá Pessoal! Tudo bem com vocês?

Quando procuramos uma alimentação mais saudável optamos em fazer algumas opções em casa de produtos industrializados como iogurte, queijo, pão, biscoito entre tantas outras coisas. A cada dia que se passa, novas culturas de bactérias e fungos benéficos são aderidas para o dia a dia de uma cozinha saudável.

As 3 principais fermentações utilizadas nas cozinhas funcionais são:

  • Kefir: Colônia de bactérias que vivem em simbiose e crescem constantemente – eles são divididos entre kefir de água e de leite; produz iogurte, queijo, cream cheese e etc.
  • Kombuchá: Colônia composta de microrganismos aglomerados em uma massa de celulose – Feita em uma mistura de chá verde e açúcar. É uma bebida probiótica rica em ácidos e vitaminas.
  • Levain: Fermento natural feito com farinha e água. Utilizada em pães e panetones;

Como muitas pessoas me perguntam sobre o kefir então resolvi fazer esse post.

O que é o Kefir?

O kefir é um probiótico, ou seja, microrganismos que podem conferir um benefício à saúde, gerado por uma colônia de bactérias que auxiliam a regular o intestino.

Eles podem ser feitos em água e açúcar (kefir de água) ou leite animal (kefir de leite). Os probióticos de água e leite não devem ser misturados, então se você adquiriu o kefir de leite ele deve ser apenas feito a fermentação em leite, não podendo ser feito em água.

Como fazer?

A fermentação do kefir de água segue o mesmo padrão do kefir de leite, entre 24 e 72 horas, deixando a água em um tom caramelo e com um cheiro de fermento de pão. Vamos ao passo a passo:

  1. Adicione uma colher de sopa de grãos a duas xícaras de leite integral (kefir leite) ou água (kefir água – adicionar 1 colher de açúcar mascavo).
  2. Deixe repousar por entre 12 e 72 horas para que haja a fermentação.
  3. Escorra o líquido com um pano de queijo, coador ou um pano de algodão limpo e novo, destinado somente para isso.
  4. Após coar o líquido já fermentado é possível consumir ele com chás, suco de frutas ou aromatizadores.

Eles podem ser conservados entre 3 a 4 dias (em geladeira) ou mesmo 3 meses (congelado) e podem até mesmo ser utilizados em alguma receita.

Muitos falam de lavar o kefir, caso você lave-os utilize água sem cloro para que não altere o mesmo.

Dicas: Não coloque nenhum tipo de metal (exemplo colher de metal) no kefir para não alterar ele. Recomendo também que se armazene em vidro. Além disso ele fermenta mais rapidamente em locais quentes, onde a temperatura esteja entre 25 e 35°C, portanto nos dias frios, levará mais tempo para se fermentar o kefir.

10 benefícios do consumo de Kefir:

  1. Auxilia a aumentar a imunidade;
  2. Auxilia no processo de emagrecimento;
  3. Ajuda a acelerar o metabolismo;
  4. Baixo teor de calorias;
  5. Ajuda a amenizar a ansiedade e sintomas de depressão uma vez que ajuda a estimular o cérebro na produção de endorfina e serotonina;
  6. Ajuda a diminuir o LDL (colesterol Ruim);
  7. Reestabelece e ajuda a regular a flora intestinal;
  8. Auxilia na melhora da pele, cabelo, unha e etc;
  9. Auxilia no combate ao câncer de mama segundo oJournal of Dairy Science
  10. Auxilia na melhora a intolerância da lactose segundo estudos publicados no Jornal da American Dietetic Association;

Formas de adquirir o Kefir em Curitiba?

Existem 2 formas de adquirir o kefir: sendo doado (comum) ou compra (não é muito comum comprar). Aqui vai uma dica: procure em grupos do Facebook, como por exemplo Clube da Alice ou Mercadão das Gurias, você consegue encontrar pessoas fazendo a doação tanto do kefir de água quanto o de leite. Da mesma forma existem grupos específicos de doadores, que podem ser encontrados facilmente pela internet.

Dica: É preciso apenas tomar cuidado com a procedência para que não haja contaminação. É raro alguém comprar kefir, mas eu acabei encontrando no site do Mercado Livre.

Fonte de pesquisa:

https://www.natue.com.br/natuelife/o-que-e-kefir-e-como-fazer.html

https://probioticosbrasil.wixsite.com/probioticosbrasil/conseguir-doacao-kefir-orientacoes

http://blogdamimis.com.br/2016/02/29/kefir-o-alimento-probiotico-que-emagrece/

http://www.mundoboaforma.com.br/11-beneficios-do-kefir-para-que-serve-e-propriedades/

https://www.temperando.com/kefir-de-leite-como-cultivar/

https://drjulianopimentel.com.br/artigos/o-que-e-kefir-como-ele-pode-te-ajudar-emagrecer/

http://lista.mercadolivre.com.br/kefir-em-curitiba

 

Fotos:

  • Foto 1 – Probióticos Brasil

Carla Dias

Carla Emily Dias “Carlinha”, curitibana, formada em Gastronomia pela Universidade Positivo de Curitiba e com diversos cursos na área. "Desde criança me encantei pela cozinha observando minha mãe cozinhar. Ao conhecer a Gastronomia Funcional ao longo dos cursos, me apaixonei e, desde então, procuro me atualizar para descobrir a funcionalidade dos alimentos em nossos corpos e como adaptar esses benefícios em receitas inovadoras". Carla é colunista do blog "Vina Grelhada" e escreve para aqueles que buscam uma alimentação saudável e saborosa, que vai além da "vina no prensadão".