Saiba qual é o ônibus que faz o trajeto mais longo e o que menos circula por Curitiba

Eu Amo Curitiba descobriu quais linhas têm maior e menor extensão em quilômetros e os respectivos tempos de viagem

A linha Interbairro III transporta aproximadamente 26 mil passageiros por dia / Foto: Divulgação_ Ônibus de Curitiba

Duas das chamadas “Linhas Urbanas” são as que fazem o percurso mais longo e também o mais curto do chamado sistema de transporte de Curitiba. Com um itinerário de 4,3 quilômetros de extensão (ida e volta), a linha Mercúrio é a que tem o roteiro mais curto e é considerada uma linha alimentadora do Terminal Centenário, no Cajuru.

Já a que vai mais longe entre um ponto e outro da cidade é a linha Interbairro III. São aproximadamente 65 quilômetros de extensão (ida e volta) que liga Santa Cândida, na região norte de Curitiba, a Capão Raso, bairro localizado no sudoeste da cidade.

Servida por ônibus especiais, a linha Mercúrio transporta por dia, em média, um mil passageiros em 4,3 quilômetros de extensão (ida e volta). Os ônibus passam nos pontos em intervalos regulares de aproximadamente 6 minutos e o tempo de viagem de ida e volta é de aproximadamente 7 minutos.

A Interbairro III faz o maior percurso entre os ônibus e transporta 26 vezes mais passageiros que a Mercúrio. O trajeto do norte ao sudoeste de Curitiba e vice-versa passa por oito bairros. Os ônibus passam com intervalos regulares, em média de 15 minutos, e transportam aproximadamente 26 mil passageiros por dia. Os usuários passam pelos terminais Capão Raso, Carmo, Bairro Alto e Santa Cândida em um tempo de viagem que dura aproximadamente 1h30 (ida e volta).

Serviço

A Mercúrio é a mais curta com 4,3 km de extensão / Foto: Franklin de Freitas

Linha Mercúrio

Trajeto: Terminal Centenário – Rua Deputado Acyr José

Bairro: Cajuru

Tempo de viagem (ida e volta): aproximadamente 7 minutos

Extensão (ida e volta): 4,3 km

 

Linha Interbairro III

Trajeto: Santa Cândida – Capão Raso

Bairros atendidos: regiões norte e sudeste da cidade

Terminais: Capão Raso, Carmo, Bairro Alto e Santa Cândida

Tempo de viagem (ida e volta): aproximadamente 1h30

Extensão (ida e volta): 65 km

Leandro Bertholini

Leandro Bertholini é jornalista, ator, dramaturgo e roteirista com ampla experiência na área de produção cultural. É formado em jornalismo pelas Faculdade Integradas Hélio Alonso (RJ) e pós-graduado em Jornalismo de Políticas Públicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É fundador e produtor da Companhia de Teatro Autoral do Rio de Janeiro, grupo teatral que já percorreu mais de 30 cidades em 10 estados brasileiros. É autor do premiado espetáculo “As Mulheres da Rua 23”, vencedor de diversas categorias nos principais festivais de teatro do país. Pela dramaturgia e atuação no espetáculo recebeu 27 prêmios e mais de 30 indicações em festivais nacionais. Foi professor de interpretação no Teatro Miguel Falabella (RJ) e oficineiro em diversos eventos e festivais de teatro. Leandro Bertholini formou-se na escola de Teatro O Tablado e atualmente integra a Cia do Abração de Curitiba/PR, onde também ministra aulas de interpretação e criação teatral. Aqui no Eu Amo Curitiba, Leandro Bertoholini escreve para diversas colunas e nos atualiza sobre o que está acontecendo no campo das artes, o que tá rolando na cidade, o comportamento curitibano e o melhor do entretenimento, lazer e gastronomia.