Saúde Esporte – Campeões da inclusão

 

“…é a oportunidade de acompanhar a mudança na vida destas pessoas que encontram no esporte a possibilidade de conhecer novas pessoas, lugares e superar os limites que a lesão sofrida colocou na vida delas”.

 

 

A equipe curitibana Gladiadores Curitiba Quad Rugby conquistou em 2013 o título de campeã brasileira. O sucesso não parou por aí. Em 2015, cinco atletas da Gladiadores foram escalados para os Jogos Parapan-Americanos de Toronto. Em 2016, três integrantes do time participaram dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

A trajetória desse time de rugby em cadeiras de rodas é o resultado de um trabalho que começou em 2007 numa iniciativa dos irmãos Marcelo (professor de educação física) e Carlos Kamarowski Jr (jornalista), em Curitiba. A entidade Saúde Esporte nasceu impulsionado pela proposta de desenvolver atividades de inclusão para pessoas com deficiência através da prática esportiva.

O projeto é voltado especificamente à tetraplégicos, congênitos e amputados em três membros ou mais. A participação é gratuita e as atividades acontecem três vezes por semana no ginásio de esportes da Polícia Militar do Paraná, bairro Rebouças, em Curitiba.

No começo foram ofertadas atividades de atletismo e o tênis em cadeira de rodas. Em 2010, durante o Congresso Paradesportivo Internacional em Campinas, os irmãos tiveram a oportunidade de conhecer e se entusiasmar com o rugby em cadeira de rodas. Retornando para capital paranaense, deram início na implantação da modalidade.

O projeto deu super certo. Hoje, os municípios de Colombo e Campo Largo também possuem equipes de rugby em cadeira de rodas. Além disso, a entidade sem fins lucrativos, também foi responsável pelo incentivo da prática na cidade de Bebedouro/SP com a doação de nove cadeiras, e na cidade de Valinhos/SP, com a doação de três cadeiras de rugby.

A intenção é manter o foco em Curitiba no atendimento, reabilitação e equipe de alto rendimento, ampliando e atendendo muito mais pessoas interessadas. Ainda, poder desenvolver e fomentar a prática da modalidade em cidades com potencial e interesse na implantação do rugby.

Os irmãos Kamarowski contam que o que move as pessoas envolvidas com este projeto, além do prazer de trabalhar com esporte e poder participar de competições no Brasil e no exterior, é a oportunidade de acompanhar a mudança na vida destas pessoas que encontram no esporte a possibilidade de conhecer novas pessoas, lugares e superar os limites que a lesão sofrida colocou na vida delas.

O projeto conta com o apoio de profissionais nas áreas de educação física, enfermagem, fisioterapia, entre outros que atuam como voluntários. Mas todos, mesmo sem uma formação específica são bem vindas.

Todos podem contribuir. A contribuição também pode ser financeira, através da Nota Paraná, Lei de Incentivo ao Esporte e patrocínio direto – pessoa física e jurídica.

Informações dos projetos e como contribuir:

[email protected]

(41)3077-0144

www.saudeesporte.com.br. 

Monalisa Beer

Olá, sou a Editora de conteúdo do Eu Amo Curitiba. Sou sensata e discreta.
Tenho em Dalton Trevisan minha inspiração em marketing pessoal.
Sou fã de carteirinha de rock e da banda Kiss.
Adoro os filmes do Zorro e alimento um paixão secreta pelo indefectível Julinho da Adelaide. Muito prazer, meu nome Monalisa Beer.