Cutucada de estreia – “Lava Jato” é tema de filme e peça teatral em cartaz em Curitiba

O Público Curitibano já pode conferir duas programações culturais relacionadas à operação “Lava Jato”.

A peça “Lava Jato, Comédia de Poder” estreia no Mini Auditório do Teatro Guaíra e o Filme “Polícia Federal e o Filme “A Lei é para Todos” em cartaz em todos os cinemas do Brasil.

por: Banda B

A polarização da política nacional, a disputa de “verdades” nem sempre tão verdadeiras e uma vasta retórica de grampos, delações, justificativas e acusações. A Lava Jato tornou-se um terreno fértil para o absurdo da política no campo jurídico e agora ganha vida nos palcos do Teatro Curitibano. Estreia no dia 14 de setembro, no Mini Auditório do Teatro Guaíra, Lava Jato, Comédia de Poder.

Com texto e direção do dramaturgo Cesar Almeida, produção do dramaturgo Fernando Cardoso e colaboração do jornalista, Pedro Rodrigues Neto, a comédia promete mexer com o público com um ambiente de “caos”, poder, mentiras e muita ironia. “Tempos estranhos e perigosos pedem uma arte reflexiva que traga uma visão do atual panorama. Teatro precisa resgatar esse contato com o espectador”, disse o diretor Cesar Almeida.

Segundo o diretor, a montagem é uma grande performance contemporânea, com texto dinâmico caracterizado por um humor irônico, mistura a sátira com paródias, em um protesto dentro de uma narrativa cômica de situações que o país vem enfrentando. “O país vive um momento de tantas incertezas políticas que assolam a vida do cidadão, tudo devido à desenfreada e vergonhosa atuação de políticos representantes do povo, que levar essa peça aos palcos passa a ser uma obrigação do Teatro, que, desde os tempos mais remotos, sempre teve o papel da crítica e do convite a reflexão”, pontuou Fernando Cardoso.

Cardoso explica que a montagem da peça, transita em diversos estágios, por meio de um Teatro musical divertido, satírico, onde a reflexão sobre o momento atual tem a intenção de fazer com que o público se reconheça nesse contexto como agente protagonista de transformação social e não um mero coadjuvante. “É impossível não fazer catarse e encontrar a necessidade de uma nova postura ética e moral que serão fundamentais para os novos tempos”, disse Cardoso.

O diretor Cesar Almeida, no entanto, explica que para alguns o musical poderá soar como politicamente incorreto satirizando a política como um todo. “E se isso acontecer, as pessoas que assim entenderem, não estarão erradas. E a algo politicamente incorreto nesse país, é o sistema. É importante que façamos uma reflexão em até que é válido polarizar opiniões em tempos sombrios, tempos em que a cada dia, perdemos mais e mais espaços, direitos, poder de decisão”, disse o diretor.

“Rir é o que nos resta, já que não temos força alguma dentro desse processo farsesco chamado democracia. Já que o desejo do cidadão não conta em nada nesse tempo sombrio que vivemos, onde os vilões perderam o medo e se expõe em toda sua majestade enquanto o povo tem apenas a incrível tarefa de sobreviver e tentar ser feliz nesse caos provocado pela elite política brasileira”, completou o produtor Fernando Cardoso.

Serviço:

Inadequado para menores de 18 anos.
Local: Mini Auditório do Teatro Guaira
Rua Amintas de Barros, s/n
Temporada: De 14 de setembro a 1 de outubro.
Quinta a sábado – 21h, domingo – 19 horas
Ingressos: Bilheteria do Teatro Guaíra: Informações (41) 3304-7979 / 3304-7982
Vendas pelo disk ingressos: www.diskingressos.com.br (41) 3315-0808


“Polícia Federal. A Lei é para Todos” – O Filme teve pré-estreia oficial em Curitiba e já está em cartaz em todos os cinemas do Brasil.

A pré-estreia do filme aconteceu no dia 28 de Agosto em Curitiba e teve a presença do  juiz Sérgio Moro entre outras celebridade, tanto do cinema, como da Operação Lava-Jato. Foi a primeira exibição do filme nacionalmente. As  pré-estreias em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília acontece hoje – 7 de setembro.

Ainda falando da pré-estreia em Curitiba, o evento também contou com a presença do delegado Igor Romário de Paula, coordenador da Operação Lava Jato e de procuradores. “Nós estamos aqui hoje convidados e curiosos para saber como ficou o produto final, ninguém ainda teve oportunidade de ver mais. Estou com a expectativa de quem gosta de cinema”, disse o delegado à Coluna. Ele contou que os atores acompanharam o dia a dia da PF para conhecer o trabalho dos delegados “para que eles tivessem condições de reproduzi-lo da forma mais fiel possível no filme”. O delegado é representado pelo ator Antonio Calloni.

Atores que participam do filme também prestigiam a pré-estreia. “Igor é um personagem fascinante. Ele é objetivo, cauteloso e muito responsável. Tive muito prazer e

 

m fazer esse papel”, disse Calloni que faz o papel do delegado. “Tomara que o filme proporcione um debate. Discordem do filme, debatam, mas divirtam-se”, complementou.

A atriz Flavia Alessandra, que interpreta a delegada Erika Marena, que batizou a Operação Lava Jato, também aposta que o filme irá contribuir para o debate sobre o que é considerado o maior escândalo de corrupção do mundo. “Acho que a gente quer fazer a sociedade pensar, são tantas coisas que acontecem que a gente acaba ficando anestesiado. A gente fez um thriller e eu tenho certeza que a gente vai conseguir contar uma história”.

 

Durante a exibição do filme investigadores comentavam em algumas cenas: – Lembra disso? Mas quem arrancou risos da plateia foi o japonês da federal pela semelhança com o agente.

O filme conta a história da Lava Jato desde que foi deflagrada até a condução coercitiva do ex-presidente Lula. Um segundo filme já está em fase de produção. Esse vai contar sobre a delação do empresário Joesley Batista, que acusou o presidente Michel Temer de corrupção. Perguntado pela Coluna sobre quantas fases o filme pode ter, Igor de Paula disse que já errou ao prever o fim da Lava Jato e prefere não arriscar mais.

O Filme já está em cartaz em todos os cinemas de Curitiba.

Confira o trailer:

Mariana Martins

Radialista, Atriz e Produtora. Mariana Martins dirige sua Produtora, a Pequena Mari Produções e encabeça o Projeto "Eu Amo Curitiba". Além da gestão geral, escreve posts, faz coberturas de experiências, mídias sociais, é responsável pela elaboração de projetos e parcerias. Paralelo à isso, é supervisora geral da Banda B e apresenta seu programa na rádio "Mariana Martins Fala Sério", ao vivo pela rádio, facebook, instagram e youtube - @marianamartinsfalaserio todas as terças e quintas, às 11h30. Para sugestões de pauta e releases, envie e-mail para: [email protected] | Outros assuntos: [email protected]