Sofar Sounds Curitiba prolonga as comemorações de 4 anos com muita música

Celebrar quatro anos de um projeto contínuo onde a representatividade do atual cenário da música brasileira é o expoente e, ainda assim possibilita a junção de centenas de pessoas aliadas a experiências além da sonoridade, brindar essa comemoração realmente é necessário

No dia 22 de abril, o Espaço 810 recebeu a edição de aniversário de quatro anos do Sofar Sounds Curitiba. Mais de 100 pessoas marcaram presença no evento promovido pela embaixadora do projeto na cidade, a produtora cultural, Aline Valente. O jornalista e colunista do Música É O Canal, Lucas Cabaña foi até o evento registrar os bastidores e bater um papo com os artistas que se apresentaram no local.

Na foto, o colunista, Lucas Cabaña é registrado durante um bate-papo com o músico, Giovani Caruso, integrante da banda Escambau. (Foto: Eve Ramos)

Embora a edição do Sofar Sounds tenha sido em clima de festa, o processo de participação não foi diferente. Em cada evento, os interessados se cadastram na plataforma e os selecionados recebem na semana do evento a confirmação. Apenas 48h antes, é enviado um e-mail informado onde ocorre e apenas ao chegar no local os participantes descobrem as bandas que se apresentam. Neste encontro festivo, se apresentaram as bandas curitibanas, Escambau e Charme Chulo. Quem comandou as pickups recebendo o público e sonorizando os intervalos foi a DJ Luana Angreves. E diretamente do interior de São Paulo, natural de São Carlos, a banda Aeromoças e Tenistas Russas (ATR) a grande surpresa da noite: a cereja do bolo.

E da música, o mais fascinante no Sofar Sounds Curitiba é a expertise em se renovar em cada edição. Tá certo que para quem não está acostumado com o sistema de participação, aparentemente pode gerar alguma estranheza. Porém, é democrático. Ao longo dos 4 anos, Aline Valente revelou para o Música É O Canal que sempre há novos convidados, sendo uma das diretrizes adotadas pela embaixadora do projeto em Curitiba. Uma verdade que a gente comprova em cada edição que participamos.

>> Relembre aqui a edição comemorativa de três anos do Sofar Sounds Curitiba

A gente ama estar no Sofar Sounds Curitiba, afinal, além de descobrir novos espaços e as possibilidades de ocupação deles a partir da música, reunindo diversas tribos e desconstruindo a ideia de que os curitibanos são fechados, uma certeza é nata, você sai do evento com novos parceiros e entre um intervalo e outro, aquele bate-papo regado à música, informação, gastronomia e muito entretenimento cultural.

Escambau

Giovani Caruso é uma das personalidades do rock curitibano. A trajetória do músico no Sofar Sounds Curitiba somam três apresentações com os projetos idealizados ao longo de sua carreira. Na edição de 4 anos, a banda Escambau anunciou o show de lançamento em Curitiba do EP Eléctrico com músicas em espanhol. A apresentação acontece no dia 11, no Basement, a partir das 22h. O valor da entrada é R$15. Além de Caruso na voz e guitarra, a banda conta com Maria Paraguaya na voz, percussão e sintetizador, Zo Escambau na guitarra, Yan Lemos no baixo e voz e Ivan Rodrigues na bateria.

Aeromoças e Tenistas Russas

Até então, a última somzeira do trio Aeromoças e Tenistas Russas em Curitiba foi em 2011. Sete anos depois, uma nova proposta na formação e na sonoridade com o projeto que despertou a curiosidade de todo o público. Quem ouviu pela primeira vez deixou o corpo receber a junção sonora que ecoava pelo galpão do Espaço 810, no Alto da XV. Dez anos de carreira, quatro discos, e para quem estava presente se deleitou com as novas músicas que serão lançadas pela ATR. O próximo EP será feito a partir de um financiamento colaborativo que já está no ar, clique aqui. A ART é formada pelos músicos Juliano Parreira (baixo e synthbass), Gustavo Koshikumo (guitarra e synth) e o Eduardo Porto, responsável pela bateria, spd-sx e samplers e foi com ele que batemos um papo, confere no vídeo!

Charme Chulo

Conhecida pela autenticidade em todo o seu repertório, a Charme Chulo encerrou as apresentações do Sofar Sounds Curitiba. E como toda boa festa, todos se jogaram no rock caipira da banda que já se apresentou em outras edições e prepara novidades para 2018. Se a noite foi de celebração, quem de fato se deu bem foi o público. Diversos reencontros, lançamentos e uma experiência única apresentada mensalmente em Curitiba. Confere o vídeo o sorriso do Igor Filus vocalista da banda, ele não deixa mentir. A Charme Chulo conta também com os músicos, Leandro Delmonico, na guitarra e viola caipira, Hudson Antunes no baixo e Douglas Vicente na bateria.

O próximo Sofar Sounds Curitiba acontece no dia 27 de maio. As inscrições estão abertas, cliquei aqui para se cadastrar. E o que a gente já sabe? Segundo Aline Valente, esta edição vai ser uma prolongação da festa de 4 anos. Então, fica a dica do Música É O Canal, assista abaixo como foi todo esse encontro em abril e se inscreva para esta experiência em maio aqui.

Lucas Cabaña

Lucas Cabaña é jornalista e produtor cultural. Radicado em Curitiba há quase dez anos, já atuou em diversos veículos de comunicação na capital. É fundador da Cabaña Comunicação, empresa responsável pela assessoria de imprensa de eventos culturais e artísticos. Apaixonado por música, o cenário cultural curitibano é a verve do seu trabalho e por isso também ama Curitiba. Assim sendo, ninguém melhor para assinar a coluna "Música é o Canal" do Eu Amo Curitiba que compartilha experiências musicais em todos os tons.