Vá pro Bigorrilho by Agnes do Amaral – App onde ir

Este roteiro foi preparado pelo Agnes do Amaral, jornalista do nosso “Site Amado” App Onde ir Curitiba e ficou demais. Nós amamos e compartilhamos com vocês!

O Bigorrilho recebe cada vez mais comércios e escritórios, mas mantém sua alma residencial já que majoritariamente ainda é um bairro de casas e apartamentos. Nas ruas ao redor das principais, é fácil esquecer que estamos relativamente perto do centro e ao lado do Batel, um dos bairros mais movimentados, pois vemos várias casas e ruas tranquilas.

É um ótimo lugar para dar um passeio, principalmente para quem quer fugir da movimentação de points como o Centro ou o Batel. Confira o roteiro!

Que tal começar o dia com um café?

Café Perfetto é a primeira loja fisíca da marca que há tempos vendia para o atacado. No varejo, traz o café paranaense, 100% arábico e com proposta gourmet, para um ambiente onde é possível experimentar receitas com café desde as mais clássicas até as mais ousadas, como um café gelado com leite condensado e um toque de laranja, ou um espumante com café e cereja. Para comer, salgados como pão de tapioca, pão de queijo, quiche e empada, nos doces, bolo caseiro, mini banoffe, brownie e bolo de rolo.

Padre Anchieta, 1020.

Segunda à sexta, das 8h15 até 18h

Outra opção é o Gregário, café surgiu da mistura da paixão por bikes mais triathlon e comida boa. Ele fica dentro da loja de bicicletas Pedale, e é o lugar ideal para quem curte ciclismo. Serve também opções sem lactose.  O nome vem das provas de longa distância, onde um ciclista de cada equipe é responsável por servir ao líder, seja fazendo vácuo, neutralizando fugas ou buscando comida e bebidas para os atletas da equipe. Esse ciclista é chamado de Gregário.

Rua General Mario Tourinho, 2350
Segunda a sexta: das 10 às 22h e sábado até as 18h.

Almoço

Santo Crepe é uma ótima opção para o almoço. Em um lugar aconchegante, o cardápio é especializado em crepe francês. Além disso, é possível escolher pelo prazo executivo, o menu é alterado diariamente.

 R. Jerônimo Durski, 1088

Segunda a sexta, das 11:30 às 19h.

Sorella: um dos principais restaurantes vegetarianos da cidade, possui uma variada gama de massas, cereais, verduras, alimentos crus ou cuidadosamente cozidos, compondo uma refeição saudável e nutritiva. Usam diversos alimentos de procedência orgânica e o cardápio oferece excelentes sobremesas, que vão dos cremes de frutas, ao yogurt natural ou frutas frescas da estação.

Al. Princesa Izabel, 2191

Segunda a sexta, das 11:30 às 14:30h e domingo até às 15h.

Tarde

No Bigorrilho, fica a Igreja dos Passarinhos, conhecida pela sua arquitetura diferenciada, toda revestida em tijolo a vista, e pelos passarinhos no interior da Igreja. Não pode ficar de fora do roteiro o Parque Barigui, cartão postal da Cidade. Entre os bairros Bigorrilho e Mercês, a área de 1,4 milhão m², é passeio obrigatório para uma caminhada ou curtir as instalações do parque, como o Bistrô e o Museu do Automóvel.

Depois das 16h, aproveite para passar na loja Beer-to-go que tem a proposta de vender o growler e comercializar chopes de várias produtoras curitibanas. O growler é um recipiente de vidro, cerâmica e alumínio, que é consagrado nos Estados Unidos, e serve para repor a cerveja, conservando o sabor e o frescor da bebida. É legal ficar de olho na página deles para eventos e para o menu que oferecem.

Alameda Princesa Izabel, 2849

Terça a sexta das 16 às 21h, sábado das 11 às 18h e domingo das 10 às 14h.

Feira na Praça da Ucrânia

Toda sexta-feira a partir das 18h acontece a feira da praça da Ucrânia. A feira é muito conhecida e tem diversas opções de comida e também barracas que vendem verduras e legumes,  são 39 barracas no total sendo 33 delas gastronômicas.É uma ótima oportunidade pra conhecer melhor o bairro e as gastronomia curitibana.

Curtindo a noite

Foto: Juliano Julio

Czar Bar: Barzinho com música ao vivo que vai do pop, ao mpb, reggae e rock. Destaque para as porções fartas e com preço justo. O prato de picanha com batata sautée e cebola assada é a especialidade-mor. Tem um agradável deck na área externa e noites com música ao vivo.

(Rua Frederico Cantarelli, 68. Segunda e de quarta a sábado das 20h às 2h)

Balaio de gato: ideal para um happy hour o bar é mais conhecido pelos moradores da área do que pelos outros curitibanos, ótimo para curtir muito rock and roll, jazz e blues. Simples mas com excelente cardápio, o destaque são as batatas suíças e sanduíches, e  os petiscos diferentes como o sushi de parma, que traz fatias de presunto cru enroladas com rúcula, tomate seco e queijo gouda, e o mignon koh pee pee, corte servido à moda tailandesa com gengibre, molho de soja e pimenta. (Rua Bruno Figueira, 2394. Terça a domingo das 18h até o último cliente)

Quem gosta de comida mexicana, pode passar no Totoposautêntica gastronomia mexicana, em um ambiente climatizado e aconchegante, em estilo colonial mexicano, com decoração pré-colombiana. Um fato interessante é que o restaurante começou em uma barraca da feirinha da Ucrânia. (Rua Al. Princesa Izabel, 2020, terça a sábado das 11:30h a 14:30h e 18:30h a 23h)

Já o Terraza 40 é mais caro, mas é uma das mais diferentes experiências gastronômicas da capital. É o unico restaurante panorâmico com vista para diversos pontos da capital Paranaense. A especialidade da casa é a mistura de pratos italianos com cortes de carnes uruguaias, o cardápio apresenta opções de pratos individuais e opções para mais pessoas.
Rua Pe. Anchieta, 1287

Conhece algum lugar para incluir no roteiro? Conta pra gente 😉

 

 

Mariana Martins

Mariana Martins é jornalista, radialista, atriz e produtora cultural. É a gestora do nosso Projeto "Eu Amo Curitiba". Além de coordenar tudo isso aqui, ela escreve matérias para as diversas editorias do site e, ainda, é colunista do blog Cutucada Cultural, o qual também vai ao ar todas as sextas-feiras na Rádio Banda B. Isso porque, desde 2009, Mariana coordena a parte artística da rádio e apresenta o quadro "Mariana Fala Sério" em que dá dicas caseiras, naturais e variedades. Essa moça ainda arruma tempo para ser atriz, possuindo uma produtora artística chamada "Pequena Mari Produções" e atualmente faz parte da comissão de jurados do Prêmio Gralha Azul de Teatro do Paraná. Ou seja, "pequena" só se for no tamanho, porque nas funções ela se multiplica e se estica pra dar conta de tudo. Para conhecer mais e seguir a Pequena Mari, acesse: pequenamari.com.br, visite e curta seus canais: facecook.com/marianamartinsoficial ou facebool.com/pequenamariproducoes - Insta e Twitter: @pequenamariprod @marianamartinsoioi. Para sugestões de pauta e releases envie e-mail para: cutucadacultural@marimartins.com.br